Conquista: Patrulha Solidária da Polícia e Coletivo arrecadam cestas básicas para a população trans

A crise do coronavírus agrava ainda mais as vulnerabilidades sociais de quem vivia à margem do sistema mesmo antes da pandemia. Entre travestis e transexuais, 90% dessa população, de acordo com Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), já se encontrava dependente da prostituição como complemento ou fonte principal de renda, um mercado que também sofreu gravemente com as medidas de distanciamento social impostas pela covid-19.

Além da queda na clientela, a própria natureza da prostituição oferece risco de contágio por um vírus que é transmitido pelo contato e pelas vias respiratórias. Ao mesmo tempo, muitas dessas profissionais não têm acesso às parcelas de R$ 600 do auxílio emergencial, nem recebem INSS, seguro-desemprego, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou nenhum outro benefício estatal. Aqui em Vitória da Conquista, o Coletivo Finas e a Patrulha Solidária da Polícia Militar tem trabalhado na arrecadação de donativos para a população trans da cidade como forma de minimizar o impacto  socioeconômico desta crise. Umas dessas iniciativas solidárias é a entrega de materiais de limpeza, alimentos e cobertores à população, provenientes das doações voluntárias.

“Durante o isolamento social, nossa população tem suas atividades profissionais suspensas, o que deixam de garantir o seu sustento. Nós precisamos pensar que por trás desse vírus, já temos toda uma história de exclusão que faz as trans terem pouca ou nenhuma oportunidade. Por isso, que o Coletivo Finas tem procurado as instituições para nos ajudar”, explica a presidenta do Coletivo Finas, Tieta Rodrigues.

Na última quarta-feira (8), juntamente com a Tenente Alice Santana da Patrulha Solidária da PM (sob a coordenação do Comando de Policiamento da Região
Sudoeste), o Coletivo Finas entregou 30 kits para as trans da cidade. Os Kits foram organizados a partir das doações realizadas pelas lojas MC Donald Boulevard, Farmácia A Fórmula e, também, arrecadadas pela live da cantora Robertinha. Quem desejar ajudar o Coletivo Finas pode entrar em contato pelo telefone (77) 9 8865-4831.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)