Leitos COVID-19: Em entrevista, IBR Hospital rebate pontos apresentados pela SESAB

Na última sexta-feira a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia rompeu o contrato com o IBR  Hospital de 30 leitos para a COVID-19 disponíveis ao SUS – uma perda significativa para todo Estado em meio a pandemia. Em entrevista ao Jornal Band News na tarde dessa terça-feira, Valeria Tupy (Superintendente) esclareceu os principais pontos em discordância do que foi apresentado pela SESAB.

O contrato firmado em 07 de maio, teve duração de aproximadamente dois meses e está disponível para consulta no Diário Oficial. Ao longo da parceria público-privada, o hospital afirma não ter negado atendimento ou ocupado vagas do SUS com pacientes que possuíam convênio, além de não ter recebido em duplicidade pelos leitos contratados. O IBR dispõe atualmente de 19 leitos para a COVID-19, em área reservada de isolamento.

De acordo com a Superintendente da Instituição, os leitos eram monitorados pelas secretarias. “Nos surpreendeu esse questionamento da Secretaria (…) porque essa informação era enviada diariamente com todos os dados dos pacientes internados, inclusive especificando se era SUS ou convênio, para dois órgãos da Secretaria Estadual da Saúde e para Secretaria Municipal informando, a todo momento, sobre a nossa capacidade de atendimento”, afirma Valeria Tupy.

O IBR Hospital adotou fluxos separados (saiba mais) para pacientes com síndromes respiratórias e mantêm atendimento normalizado para população – emergência, consultas, exames e cirurgias. Os profissionais contam com EPIS certificados pela ANVISA e são testados periodicamente. Ainda sobre as medidas de segurança, Valeria pontua que “o hospital é um ambiente seguro por estar preparado (…) não devemos protelar os cuidados com a saúde”.

Confira a entrevista na íntegra:



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