Gleisi Hoffman defende em seminário na Bahia uma maior participação das mulheres nas próximas eleições

A participação das mulheres nas próximas eleições municipais dominou o debate no 14º Seminário Virtual dos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que teve como palestrante convidada a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman. A deputada federal e dirigente petista falou sobre “A política brasileira em tempos de pandemia”, seguida de debatedoras, pré-candidatas a prefeita, vice-prefeita e vereadora de municípios que questionaram sobre as condições para a participação feminina: fundo eleitoral partidário, estratégias e perspectivas para o fortalecimento das mulheres na legenda e na atuação política.

“Estamos animados com expectativas muito boas”, disse Gleisi Hoffman, preferindo não arriscar números e estatísticas para projeções futuras, mas justificando o seu otimismo comparando as conjunturas políticas das últimas eleições com as atuais. Antes, mesmo com o PT “bombardeado” na mídia, com o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef resultante de um golpe institucional, a perseguição do ex-ministro Sérgio Moro que culminou com a prisão do ex-presidente Lula, ainda assim o partido se manteve forte.  “Não foi fácil para a elite nos enfrentar, nós quase vencemos as eleições”, avaliou. Agora, o grande desafio é enfrentar uma campanha eleitoral sem o ponto forte da militância nas ruas, mas partindo para o campo virtual das redes sociais e os sistemas remotos, completou.
Gleisi Hoffman defendeu que seja qual for o potencial e resultado de cada uma, as candidaturas das mulheres no PT são reais e necessárias, porque é na disputa que se formam as lideranças. Além dela, o seminário teve como convidado o coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral – GTE estadual do PT, Jonas Paulo, que também garantiu: as candidaturas femininas “são pra valer”.  A coordenação do evento ficou por conta do presidente do PT de Vitória da Conquista, Isaac Bonfim. Os Seminários Virtuais dos mandados vêm reunindo às terças e quintas-feiras uma média de 150 convidados e representantes de 40 municípios do Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina, Médio São Francisco e Bacia do Paramirim, presentes na sala virtual. As palestras são retransmitidas pelas redes sociais dos deputados.


Bahia, Brasil, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)