Apenas 19,6% dos pacientes internados nas UTIs Covid de Vitória da Conquista usam respirador, diz Sesab

Dos 51 leitos de Terapia Intensiva exclusivos para pacientes com diagnóstico de coronavírus (Covid-19) no município de Vitória da Conquista, apenas dez encontram-se intubados, em uso de ventilação mecânica. Isso significa que apenas 19,6% dos pacientes estão utilizando respirador. E isso inclui o Hospital São Vicente de Paulo, que é contratado pela prefeitura e onde nenhum paciente internado na UTI faz uso do equipamento.

Já no Hospital de Clínicas de Vitória da Conquista (HCC), que possui 20 leitos de UTI, apenas um paciente encontra-se intubado. “Isso demonstra que a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é assertiva e suficiente, ao estabelecer que uma UTI deve dispor de, no mínimo, um respirador para cada dois leitos, o que acontece com o HCC”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Taxa de ocupação

Atualmente Vitória da Conquista possui 115 leitos dedicados a pacientes de Covid-19, sendo 64 em enfermaria e 51 de UTI. A taxa de ocupação nas enfermarias é de 28%, enquanto nas UTIs é de 60%.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)