Conquista: Associação de Bares e Restaurantes divulga nota de esclarecimento, confira

Nota Oficial

A Diretoria da ABRACON – ASSOCIAÇÃO DE BARES E RESTAURANTE E ATIVIDADES CONEXAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA se reuniu de forma virtual para discutir o atual cenário de reabertura do comércio e as diversas visões existentes entre respeitados órgãos públicos.
Queremos ser ouvidos e contribuir para que as autoridades entendam as peculiaridades da indústria de alimentação, que é uma das mais afetadas pela pandemia de COVID-19.

Mesmo com os serviços de retirada (take away) e entrega (delivery), a restrição ao funcionamento, em alguns casos, levou ao fechamento definitivo de vários negócios, ceifando empregos e o pagamento de impostos que contribuem para o combate à pandemia. Dados da Associação Nacional de Bares e Restaurantes (ABRASEL) reportam que cerca de 20% do setor faliu em alguns estados, como São Paulo, comprometendo 10 mil trabalhadores e suas famílias!

Por sua vez, o SHRBS – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte prevê que 50% dos bares e restaurantes instalados na capital baiana fecharão suas portas, colocando em risco os 200 mil empregos gerados diretamente pelo setor.

As medidas de crédito previstas por bancos público e privados AINDA NÃO CHEGARAM àqueles que precisam, estando o setor de alimentação lutando sozinho pela sua sobrevivência e para continuar levando alimentação de qualidade à nossa população.
Nesse sentido, frisamos o total respeito às autoridades eleitas (governos Municipal, Estadual e Federal) bem como às carreiras de Estado (Ministério Público e Judiciário). Contudo, demonstramos TOTAL PREOCUPAÇÃO que tais órgãos pretendam decidir a vida de milhares de pessoas, empresas e empregos sem conhecer suas peculiaridades e seus desafios.

Qualquer medida extrema de órgãos públicos no presente momento não contribui para construção de soluções democráticas e plurais, nem para geração de empregos, nem para a diminuição das desigualdades sociais!
A título de exemplo, a revogação do decreto municipal que tratava da reabertura dos bares, restaurantes e afins e estabeleceu nova data para a reabertura para o dia 22 de junho, impactou diretamente e negativamente o setor que lida diretamente com INSUMOS PERECÍVEIS (como,

hortifrutigranjeiros, alimentos com curto prazo de validade, etc…) que HAVIAM SIDO COMPRADOS conforme programação original para a reabertura.
Além disso, os associados ABRACON já haviam elaborado protocolo de segurança sanitária, realizado adaptações nas estruturas dos estabelecimentos, como também a implantação de inovações tecnológicas como cardápios digitais e meios de pagamentos via “QR CODE”, tudo pensado para diminuir contato com maquinetas, cartões e papeis. Houve também a RETOMADA DE CONTRATOS DE TRABALHO que haviam sido suspensos com base em Medida Provisória Federal, solicitando o retorno dos quadros de funcionários, fatos que geraram custos que não se reverteram em receitas.
O grupo entende os cuidados que levaram o Comitê de Crise a promover a alteração da data, mas afirmam que ESTAVAM PREPARADOS PARA O RETORNO GRADUAL, ORGANIZADO, MANTENDO DISTANCIAMENTOS DE SEGURANÇA e EM TOTAL RESPEITO À SAÚDE E À VIDA.
Assim, solicitam:
a) CAUTELA por parte de órgãos públicos (Municipais, Estaduais, Federais, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário) na adoção de medidas unilaterais que interferem diretamente na sobrevivência do segmento, na geração de empregos e impostos;
b) Seja CONCEDIDO um assento à ABRACON no Comitê Institucional do Gabinete de Crise, a fim de explicar as peculiaridades do segmento de alimentação;
c) Após ouvidos os esclarecimentos da ABRACON, que o Comitê defina exatamente quais protocolos serão exigidos e FISCALIZE RIGOROSAMENTE OS ESTABELECIMENTOS de forma individual quanto ao cumprimento dessas regras, para que os que optarem por cumpri-las com rigor possam exercer suas atividades.
Vitória da Conquista, Bahia, 17 de junho de 2020
ABRACON – ASSOCIAÇÃO DE BARES E RESTAURANTE E ATIVIDADES CONEXAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Diretoria 2019/2022
Culinária Grill – Boteco Carioca – OxentFood – Open Spice
Vida Natural – Jack Food Art – Gastrô – Bar Camarote – Temaki House



Conquista, Cultura, Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)