Conquista: Prefeitura detalha retorno do funcionamento de outras atividades comerciais a partir de amanhã

A retomada das atividades econômicas em Vitória da Conquista avança para a segunda fase nessa segunda-feira (8). Em mais uma reunião do Comitê de Representação Civil e Institucional, realizada por videoconferência neste domingo (07), o Comitê de Gestão de Crise apresentou os dados de monitoramento epidemiológico do município e os protocolos de reabertura das empresas que fazem parte da fase 02 ( barbearia, salão de beleza e outras atividades de tratamento de beleza, tabacaria, floricultura, banca de jornais e revistas e comércio de animais vivos).

Apesar do quantitativo de casos confirmados de pacientes infectados pelo coronavírus aumentar, o número de curados também aumentou. Já o quantitativo de indivíduos ativos para a Covid-19 diminuiu. As taxas de ocupação de leitos clínicos e leitos de UTI também se mantiveram estáveis semana a semana. Esses dados foram apresentados pelo coordenador do Comitê e secretário municipal de Administração Kairan Rocha, que explicou: “Os indicadores utilizados indicam que podemos seguir com o nosso plano de reabertura faseada, avançando para a segunda fase”.

Apesar do quantitativo de casos confirmados ter aumentado, o número de indivíduos curados cresceu em maior proporção

 

O segmento de salão de beleza vai funcionar em horário comercial, já as demais atividades dessa fase serão reabertas em dias e turnos alternados, fazendo parte do grupo 2 da primeira fase.

Avaliação– O coordenador da Central de Orientação e Fiscalização para Enfrentamento à Covid-19, tenente-coronel Antônio Braga, falou sobre as ações da Central nesta primeira semana. Outros membros do Comitê indicaram a falta do cartaz de orientação em alguns estabelecimentos e a secretária de Comunicação, Maria Marques, explicou que foi criada e amplamente divulgada uma página específica para os empresários com todas as orientações necessárias para o cumprimento do protocolo.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Adalberto Dias, salientou que houve a distribuição de cartazes de orientação para os comerciantes e que àqueles que não tem o informativo, mesmo que não associados, podem procurar o CDL. “Estamos à disposição da Prefeitura, pois é uma missão dupla. Saúde em primeiro lugar e a atividade econômica vem atrás, seguindo seu passo com controle e efetividade. Nós seremos referência para o Estado e para o Brasil com esse trabalho que todos estão participando”, comentou.

Foi informado ainda que está em processo de criação o selo para os estabelecimentos seguros, proposta apresentada pelo Comitê Civil e Institucional para aqueles estabelecimento que cumprem integralmente o protocolo de segurança. A Prefeitura tem reforçado que o trabalho de prevenção e controle da circulação do coronavírus no município é incessante e a retomada das atividades econômicas está sendo feita dentro de todos os critérios de segurança estabelecidos por técnicos da área de saúde. É importante a parceria dos empresários e de toda a população para que os protocolos sejam rigorosamente cumpridos e reforçamos que a população só deve evitar sair de casa sem necessidade.

O chefe de Gabinete Marcos Ferreira finalizou com reconhecimento aos participantes: “Agradecemos a colaboração de todos com o nível de contribuição altíssima e, por isso, Vitória da Conquista tem conseguido avançar”.

Todas as informações a respeito da segunda fase, inclusive os protocolos de segurança, vão estar disponíveis no site do Plano de Reabertura do Comércio. Acesse aqui!



Conquista, Destaques, Economia, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)