Conquista: 92 testes rápidos de coronavírus foram aplicados no Abrigo Nosso Lar, confira o resultado!

A Secretaria Municipal de Saúde aplicou, na tarde desta quinta-feira (4), testes rápidos para diagnóstico do coronavírus (Covid-19) nos idosos que vivem no Abrigo Nosso Lar e funcionários da instituição. Ao todo, foram aplicados 92 testes, todos negativos.

A Covid-19 apresenta maior risco de agravamento em pacientes idosos. Por isso, desde o início da pandemia, a Secretaria tem orientado e monitorado locais como o abrigo, chamados de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Entre outras medidas, foi fornecida às ILPIs a Nota Técnica com os cuidados e prevenção da Covid-19 para os idosos. Para evitar o desgaste no quadro emocional, uma vez que as visitas estão suspensas, a Secretaria orientou a realização de videochamadas com filhos ou parentes dos idosos.

“E essa testagem é outra fase que vem somar com esse cuidado que nós temos no monitoramento dessas ILPIs. Essa é a terceira, das cinco ILPIs, que temos na cidade em que realizamos os testes. E, até agora, graças a Deus, não teve nenhum caso positivo”, destacou Helaine Meira, da Coordenação de Saúde do Adulto e do Idoso.

O gestor do Abrigo Nosso Lar, Enéias Trindade, reconheceu a importância dessa medida que vai contribuir com as demais medidas adotadas pela instituição. “É importantíssimo que a Prefeitura esteja dando esse suporte, sobretudo, numa instituição como esta, onde há um grupo de risco grande”, enfatizou.

Atualmente, 48 idosos vivem no Abrigo. Um deles é o senhor João Félix, de 88 anos, que gostou de ter recebido a equipe da Secretaria de Saúde para verificar como está a sua saúde e a de seus colegas. “Graças a Deus, está tudo bem, estou com saúde. É muito bom o pessoal estar fazendo o teste aqui pra ver se está tudo bem”, contou.

Nas próximas semanas, testes serão aplicados nas últimas duas ILPIs do município.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)