Conquista: Ele está de volta! Saiba em qual bairro o carro fumacê vai passar

A partir desta quarta-feira (3), foi iniciada uma segunda fase de pulverização de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), o popular fumacê, em 12 localidades do município. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou, junto ao Governo do Estado, a liberação da atividade que possui critérios rigorosos para ser realizada.

Por meio de um documento, a Secretaria informou ao Estado as localidades que registraram o maior número de notificações de casos de pessoas contaminadas por arboviroses (Dengue, Zika ou Chikugunya) nos últimos 15 dias. Segundo Eliezer Silveira, coordenador do Centro de Controle de Endemias do município: “A escolha das localidades é feita minuciosamente pelo Estado, que tem total autonomia desta ação, porque é de alto risco para a natureza e não é tida como uma atividade rotineira de controle de arboviroses. Só pode ser feita em situações de alto índice de transmissão vetorial do mosquito, em momentos de surtos epidêmicos”.

Foram enviados ao município dois veículos equipados com fumacê, com um operador e um motorista. O trabalho será feito nos próximos 25 dias, de segunda a sábado, sempre no horário de 17h às 20h. Nessa segunda fase, a aplicação vai acontecer nas seguintes localidades: Conveima, Recanto das Águas, Primavera, Guarani, Jurema, Centro, Cidade Modelo, Ibirapuera, Urbis VI, Alto da Boa Vista, Baixão e Dantelândia.

Os moradores devem estar em alerta para abrirem portas e janelas no momento em que o veículo estiver circulando para que o inseticida possa agir na eliminação da população de insetos adultos com asas, por meio das micropartículas que ficam em suspensão no ar, após lançadas pelo equipamento.

Por isso, mesmo com o apoio do fumacê, não podemos baixar a guarda na luta contra o Aedes aegypti. O papel mais importante ainda é da população, que pode contribuir diariamente no combate, fazendo a verificação dos quintais para evitar qualquer condição propícia para proliferação do mosquito e evitando o descarte incorreto de lixo nas vias públicas.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)