Conquista: Agora é oficial! Pesquisadores do Ibope vão visitar casas para realização de testes do coronavírus

A partir dessa quinta-feira (4) até o próximo sábado (6), entrevistadores do IBOPE Inteligência irão visitar residências em Vitória da Conquista convidando os moradores para realizar testes rápidos para detecção do novo coronavírus para o estudo EPICOVID19-BR.

Trata-se de uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde (que está financiando a pesquisa), a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Ibope Inteligência, para avaliar a evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no Brasil. Para isso, equipes estão distribuídas em 133 localidades do país aplicando testes rápidos para a Covid-19. Vitória da Conquista está entre as localidades contempladas com o estudo, que será realizado em três fases.

A Diretora de Vigilância em Saúde do município, Ana Maria Ferraz, explica que: “a Secretaria Municipal de Saúde tomou ciência e está alinhada a esta equipe para a segunda etapa da pesquisa e tranquiliza a população*. Estamos dando suporte, orientações e acompanhando as atividades da pesquisa. Todos os contatos necessários, tanto com o Ministério da Saúde, quanto com a equipe responsável pelo projeto (Universidade Federal de Pelotas) foram feitos”.

O procedimento de coleta para teste rápido feito pelos pesquisadores é verídico e seguro, ocorrendo dentro dos protocolos e do Ministério da Saúde, e as pessoas interessadas a auxiliarem a pesquisa podem participar. O resultado do Teste Rápido fica pronto em 15 minutos. Lembrado que o teste só é aplicado naqueles que confirmarem o seu consentimento.

*A Prefeitura e a população de Vitória da Conquista não foram informadas previamente sobre a primeira fase dessa ação, que ocorreu no dia 14 de maio. Por isso, algumas comunidades apresentaram suspeita e resistência ao serem abordadas pelos entrevistadores.

 



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)