Política conquistense: Audiência Pública proposta pelo Vereador Valdemir foi a 1ª ação no Brasil após aprovação da Lei Aldir Blanc

Na última terça-feira(26), foi aprovada no Congresso Federal, a Lei 1.075/2020 (Lei Aldi Blanc) que concede recursos para o apoio aos profissionais da cultura durante a pandemia. Logo após aprovação, foi realizada uma audiência pública virtual na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), proposta pelo Vereador Valdemir Dias (PT), reunindo representantes da categoria para debater os desdobramentos da Lei a nível municipal.

Durante a sessão ordinária da CMVC, nesta sexta-feira(29), Valdemir destacou a importância da audiência e da participação do Conselho Municipal de Cultura, de artistas de várias linguagens e dos deputados Marcelino Galo e Jorge Solla, que pontuaram as ações a nível estadual e federal para o setor.

A Lei Aldi Blanc prevê o aporte financeiro de R$ 3 bilhões para auxílio emergencial aos profissionais da cultura e para editais de fomento às atividades culturais. Cerca de 50% desse montante será destinado aos municípios. Valdemir reforçou o apoio à categoria e garantiu que irá monitorar a aplicação da verba. “Cada prefeitura terá apenas 60 dias para elaborar os projetos e propostas. É preciso estar atento e cobrar agilidade do Executivo”, frisou.

Valdemir Dias foi o primeiro vereador de Conquista a pautar a temática a nível municipal. No dia 18 de maio, o edil realizou uma live, transmitida no seu instagram, com conhecidos artistas conquistenses. A discussão inicial resultou em um conjunto de propostas apresentadas pelo vereador à Prefeitura. Na audiência pública, a discussão foi ampliada e o Conselho Municipal também pontuou sobre suas propostas.



Bahia, Brasil, Conquista, Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)