Conquista: Saiba a previsão da data de funcionamento de bares, restaurantes, academias, salões de beleza e outras atividades

Em reunião realizada por videoconferência na manhã de hoje (27), o Comitê Gestor de Crise, coordenado pelo secretário de Administração, Kairan Rocha, apresentou o protocolo de reabertura do comércio/atividade econômica para os representantes do Comitê de Representação Civil e institucional.

Desde o mês de fevereiro, quando os primeiros casos suspeitos de coronavírus apareceram no município, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem adotado medidas rápidas e eficazes para proteger a população e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

Após três meses de trabalho de prevenção, controle e combate à Covid-19, com a estruturação do município para o atendimento médico e com as medidas restritivas de circulação, Vitória da Conquista possui o número de casos confirmados  menor do que outros municípios baianos de mesmo porte. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 7,8% e de leitos de UTI 38%.

Com o cenário atual, o Comitê Gestor de Crise, amparado pelos dados de monitoramento que estão sendo analisados diariamente pela equipe de estatísticos contratada, elaborou um Protocolo que vai conduzir o retorno das atividades econômicas de forma coordenada, a partir do dia 1º de junho.

“As atividades econômicas de Vitória da Conquista vão ser retomadas de forma gradual, organizada e coordenada, seguindo critérios de segurança máxima”, explica o secretário, Kairan Rocha, que também enfatiza que a manutenção do funcionamento do comércio está vinculado diretamente ao monitoramento do crescimento dos casos de coronavírus no município. A reabertura avança ou retrocede de acordo a taxa de incidência/crescimento de novos casos de coronavírus e a taxa de Ocupação de UTI e/ou Leito Clínico. Caso haja aumento, imediatamente a Prefeitura vai revogar a decisão e definir pelo fechamento do comércio não essencial mais uma vez.

O secretário Kairan Rocha explicou, por videoconferência, aos membros do Comitê como vai ser feito o acompanhamento do crescimento de casos para manutenção ou retorno do fechamento do comércio.

Além disso, o coordenador explicou que medidas sanitárias rigorosas deverão ser cumpridas por todos os estabelecimentos. A fiscalização vai ser intensificada com a presença dos agentes patrimoniais que irão às ruas auxiliar o trabalho dos agentes de posturas e do Simtrans. A Prefeitura também vai fechar algumas ruas do Centro da cidade para garantir melhor mobilidade e segurança aos pedestres, evitando-se aglomerações.

A Secretaria de Comunicação vai colocar no ar, nos próximos dias, uma série de campanhas educativas com as orientações pertinentes para os cidadãos e empresários. Todas as informações vão estar disponíveis no site e redes sociais da Prefeitura e encaminhadas para os veículos de imprensa. A secretária, Maria Marques, enfatizou a importância de que todos os membros do Comitê de Representação Civil também seja um meio de divulgação e educação da população.

A retomada das atividades acontece em cinco fases, conforme o segmento:

  • 1ª Fase – 01/06/2020;
  • 2ª Fase – 08/06/2020;
  • 3ª Fase – 15/06/2020;
  •  4ª Fase – 22/06/2020;
  •  5ª Fase – INDETERMINADO.

A primeira fase contempla estabelecimentos comerciais que funcionarão de segunda a sexta com revezamento de turno, e shoppings centers, também de segunda a sexta, mas no horário habitual – 10h às 22h – sem funcionamento da praça de alimentação. O sábado e domingo ficam reservados para as feiras livres e os serviços essenciais.

SÁBADO E DOMINGO – COMÉRCIO FECHADO – FUNCIONAMENTO EXCLUSIVO DAS FEIRAS LIVRES E SERVIÇOS ESSENCIAIS

 

SEGUNDA FASE – 08/06/2020 – Salões de Beleza, Barbearias e outras atividades de tratamento de beleza; tabacaria; floriculturas; bancas de jornal e revistas; comércio de animais vivos.

TERCEIRA FASE – 15/06/2020 – Bares e Restaurantes (exceção de Self-service).

QUARTA FASE – 22/06/2020 – Academias.

QUINTA FASE – INDETERMINAD – Escolas, templos religiosos, cinema, teatros, casas de show, eventos.

Acesse aqui o Protocolo completo



Conquista, Destaques, Economia, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)