Conquista: Reabertura do comércio ganha um novo capítulo

Não foi desta vez que a ‘fumaça branca’ apareceu com relação a reabertura total do comércio de Vitória da Conquista.

Em reunião remota na manhã de hoje (quinta-feira), representantes da prefeitura (comitê de crise) e diversas entidades do setor produtivo e comercial da cidade voltaram a debater a questão.

O Blog do Rodrigo Ferraz apurou que uma reunião extraordinária está marcada para acontecer no próximo sábado (23) onde serão apresentados todos os dados necessários com relação ao coronavírus em Conquista e região.

A expectativa é de que ainda nesse fim de semana que se aproxima seja divulgado um dado concreto com relação a data e protocolos para que o comércio seja reaberto em sua totalidade.

O número de casos de coronavírus aumentou em Conquista nos últimos dias, mas a ocupação de leitos em hospitais é tida como ‘confortável’, principalmente em comparação a grandes cidades da Bahia.

Confira um trecho de reportagem sobre a reunião de hoje em matéria publicada no site da Prefeitura:

Na ocasião, o secretário municipal de Administração e coordenador do Comitê de Gestão de Crise, Kairan Rocha, anunciou a contratação de especialistas em estatística. “Eles vão fazer todo o trabalho de transição dos números para os gráficos que vão apresentar o comportamento do vírus no município. Entre os dados estão o perfil dos pacientes sintomáticos respiratórios, do nível de ocupação diária de leitos, enfim, todo o trabalho técnico estatístico que servirá para o embasamento da tomada de decisões tanto da Prefeitura quanto do Comitê Institucional”.

Representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (ACIVIC) ressaltaram a importância do debate e das medidas para flexibilização do comércio. O secretário Kairan Rocha, explicou que os protocolos vão ser discutidos exatamente a partir desses dados levantados. Com informações mais precisas, vai ser possível estabelecer protocolos mais seguros para abertura parcial ou total do comércio.

Em sua fala, a secretária municipal interina de Saúde, Ramona Cerqueira, destacou algumas ações como a ampliação da testagem da população e do número de equipes responsáveis pela coleta de material. “Além disso, estamos com 11 unidades de saúde funcionando em horário estendido e também aos sábados”. A gestora apresentou ainda o mapa dos casos monitorados e mencionou a intensificação dos trabalhos de orientação e fiscalização nessas localidades.

Para Paulo Gadas do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde da Região Sudoeste, o trabalho do comitê é fundamental, uma vez que permite a colocação de diferentes pontos de vistas. E Weber Filho, do Ministério Público do Estado, completou: “observando o contexto de muitas cidades, inclusive próximas a nós, podemos ver que estamos tendo êxito no combate ao coronavírus”.

Também participaram da videoconferência representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara de Vereadores, do Conselho de Segurança Pública e do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, dentre outros.



Conquista, Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)