Senador Jaques Wagner admite adiamento das eleições 2020

O senador Jaques Wagner falou sobre “Eleições de 2020 e as crises sanitária, econômica e política” no quinto seminário remoto realizado pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo estadual. O evento reuniu na sala de aplicativo de Sistema de Deliberação Remota (SDR), na noite desta terça-feira (19), 149 lideranças de 40 municípios do Sudoeste, Serra Geral, Bacia do Paramirim, Chapada Diamantina e Médio São Francisco, além de participantes da Bahia e de outros estados através da transmissão nas redes sociais dos deputados.

As eleições municipais previstas para outubro devem ser adiadas, na expectativa de Wagner, que informou sobre a tramitação de várias emendas constitucionais no Senado, neste sentido, propondo inclusive a sua realização no último domingo de novembro e o segundo turno em dezembro.  Enquanto falava sobre a imprevisibilidade desse momento, envolvendo as questões sanitária, econômica e política, o senador também se manteve atento a sessão plenária do Senado, em que votaria favorável ao adiamento de Enen 2020- Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), também por conta da pandemia.

 Wagner aproveitou o tempo de exposição no seminário para bater firme no presidente Jair Bolsonaro, que na sua opinião deve ser responsabilizado por “crime contra a vida”, pelas suas atitudes contrárias às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), estimulando as pessoas à total vulnerabilidade ante a pandemia (aglomeração em público, não uso de máscaras) e ainda de “receitar sem ser médico”, defendendo o uso de medicamento à base da hidroxicloroquina. “Ele brinca com a vida das pessoas”, criticou.

O senador e ex-governador da Bahia por duas vezes também respondeu às questões de participantes do seminário, dentre os quais seis prefeitos e 19 vereadores. Ele elogiou e parabenizou Waldenor Pereira e Zé Raimundo pela iniciativa do evento. “Sem dúvida que esses são dois dos mandatos  mais organizados. Não é por menos que Waldenor e Zé Raumundo são reeleitos com votações tão expressivas”, disse ao iniciar a sua intervenção. Antes de Wagner, os mandatos realizaram seminário na terça-feira da semana passada com a participação do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues. Na próxima quinta-feira, 21, terão como convidada a secretária estadual de Relações Institucionais(Serin), Cidele Carvalho.



Bahia, Brasil, Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)