Conquista: Saiba quem são os homens que estavam realizando tipagem de sangue em várias residências

Viralizou nas redes sociais imagens de homens que foram levados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista que estavam realizando tipagem de sangue em moradores da Zona Oeste da cidade.

Em uma reportagem que exibidos abaixo, o programa Redação Brasil destaca o fato e informa que são pessoas que prestam serviço a um Instituto de pesquisa.

Até o momento a Prefeitura de Conquista não se manifestou sobre o assunto. Já em Barreiras, no Oeste do Estado, a equipe contou com apoio da secretaria municipal de saúde, conforme destaca o site oficial da Prefeitura da referida cidade:

Percorrendo 25 bairros de Barreiras, o IBOPE Inteligência está realizando, a pedido do Ministério da Saúde, uma pesquisa sobre a incidência da Covid-19 no país e o nível de imunização do brasileiro. Foram selecionados 133 municípios, dentre eles Barreiras, onde serão testadas 250 pessoas em domicílio e de forma aleatória. O estudo é coordenado pelo Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Na tarde desta quinta-feira, 14, o servidor público Anderson Pignata e a esposa Maria das Graças foram surpreendidos pela visita dos agentes de pesquisa, após a apresentação inicial e entrevista, Maria foi sorteada para realizar a testagem rápida da Covid-19, que consiste na coleta de sangue com uma “picadinha” na ponta do dedo. “A pesquisa é boa porque ajuda a gente a ter mais noção da situação, do nível de contaminação da doença que continua crescendo em todo o Brasil. Tenho colaborado ficando mais em casa, usando máscara e evitando receber visitas”, comentou.

Segundo informações do IBOPE, a meta é testar 99.750 brasileiros até o término da pesquisa. Inicialmente, foram definidos os municípios que irão participar e os setores censitários dentro de cada um. Os resultados nortearão políticas públicas do Ministério da Saúde, assim como todos os positivos serão informados às secretarias de Saúde de cada cidade.

“Esse é um estudo 100% probabilístico, onde a casa, o morador, o bairro ou a pessoa não são escolhidas por critérios específicos, mas de forma aleatória. Os setores censitários são sorteados e dentro deste mapa por quadra, as equipes vão visitando as residências da rua, faz uma pula nove unidades e visita a décima”, explicou Natasha Pereira, da empresa Tendência Pesquisa de Mercado, que coordena os trabalhos em Barreiras.

A realização da pesquisa em Barreiras conta com todo o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Atenção Básica, que disponibilizou a logística de veículos e motoristas para facilitar a mobilização das equipes, bem como profissionais de saúde para fazer as orientações necessárias, além de máscaras e outros insumos.



Conquista, Destaques, Polícia, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)