Conquista: Operação da Embasa combate ‘gatos’ de água em várias residências, confira o balanço

A Embasa, apresentou, no final do mês de abril, os resultados da primeira etapa da operação de combate a fraudes em 22 condomínios e loteamentos do município, realizada em 2020. A ação resultou na identificação de 32 imóveis irregulares, dos quais 27 localizados em áreas de classe média alta, a recuperação de 5.271 metros cúbicos de água, além de multas e juros de aproximadamente R$70 mil.

Do total de irregularidades constatadas, oito proprietários de imóveis foram identificados e notificados, dos quais cinco já negociaram o debito e regularizaram a situação. Os proprietários dos demais imóveis ainda estão sendo identificados com o apoio da administração de alguns dos condomínios e imobiliárias da cidade. Além de quitar os débitos, os proprietários deverão ressarcir à Embasa o valor correspondente ao desvio de água em período calculado pela Supervisão Comercial.

Ao avaliar os resultados da ação, a engenheira do Núcleo de Combate às Perdas da Embasa, Paloma Andrade, ressaltou a importância do controle das perdas de água como atividade essencial. Segundo ela, com este trabalho “é possível reduzir as perdas aparentes no sistema de abastecimento e com isso diminuir os custos de produção e utilizar as instalações existentes para aumentar a oferta de água para a população”, comentou ao explicar que o uso da água de forma clandestina prejudica o abastecimento eficiente dos vizinhos. A engenheira afirmou ainda que as operações acontecerão com periodicidade e para isso foi estabelecido um cronograma de visitas aos condomínios e loteamentos.

Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar a empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo teleatendimento 0800 0555 195.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)