Vereador cobra planejamento para reabertura gradual do comércio de Vitória da Conquista

Na sessão remota desta sexta-feira, 24, o vereador Professor Cori destacou a responsabilidade dos debates sobre a reabertura do comércio de Conquista. Segundo ele, é necessário discutir a transição do funcionamento dos estabelecimentos comerciais e industriais, com bom-senso, ao lado das instituições, dos profissionais e estudiosos, para evitar mais desemprego e, consequentemente, mais pessoas passando fome.

De acordo com o parlamentar, é preciso que se construa um caminho alternativo para minimizar os impactos dessa pandemia, nas economias e na vida das pessoas. “A escolha mais acertada para o enfrentamento à pandemia do Coronavírus busca preservar a vida, com garantias de acesso ao atendimento no sistema de saúde e, a partir daí, busca-se recuperar a economia por meio de investimentos maciços a serem feitos pelo poder público, e sempre que possível, em parceria com a iniciativa privada”.

Para ele, a discussão sobre o retorno do funcionamento do comércio existe planejamento para que as atividades comerciais e industriais sejam retomadas com todos os cuidados necessários para não colocar em risco a vida. “É fundamental termos na retaguarda uma estrutura com disponibilidade de leitos de UTI, respiradores mecânicos, quantidades de testes suficientes e com profissionais devidamente treinados, dentro de um plano de emergência, amplamente, discutido e construído com técnicos e especialistas, de forma a garantir a saúde humana”.

Ainda em sua fala, o vereador salientou que todos esses cuidados requerem responsabilidade econômica aliada à responsabilidade social, com tomada de medidas que possam assegurar o distanciamento social, o isolamento de grupos de risco, e que busque evitar aglomerações, inclusive em se pensar o funcionamento das atividades em dias alternados, com a disponibilização de materiais de higiene para colaboradores e consumidores.

“A retomada segura dos setores do comércio e da indústria deve ser de forma gradual. Não adianta retomar as atividades econômicas sem critérios técnicos, para não fechar algumas semanas depois, e ainda, ter que estender de forma mais rigorosa, o isolamento social”, comentou ainda o parlamentar, ressaltando que a experiência mundial tem mostrado que todo e qualquer retorno das atividades econômicas, mesmo que gradual, deve obedecer a critérios técnicos, indispensáveis na proteção da vida humana, buscando alinhar, desenvolvimento econômico com responsabilidade social.

Professor Cori finalizou o pronunciamento cobrando que o Governo Municipal atenda à solicitação enviada por ofício por ele, com a assinatura dos 21 vereadores da Câmara Municipal, que solicita a continuidade dos pagamentos de salários dos servidores sem quaisquer cortes no primeiro quadrimestre de 2020.



Conquista, Destaques, Economia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)