Conquista: Em tempos de pandemia e quarentena, confira o que está funcionando na cidade

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista entende que o cuidado com a vida e a saúde da população é a maior prioridade neste momento de pandemia da Covid-19. Por isso, está adotando todas as ações recomendáveis de prevenção, proteção e enfrentamento ao novo coronavírus. Mas, além disso, o Governo também está atento às necessidades da população e tem autorizado o funcionamento de todos os serviços considerados de natureza essencial. A cidade segue, em um ritmo mais lento, para que as pessoas estejam protegidas, mas com os produtos e serviços mais necessários à disposição.

Entre os serviços de natureza essencial que estão com atendimento normal, estão a assistência médica e hospitalar e atividades da saúde; mercados, feiras livres, distribuidoras de gás, serviços de energia elétrica, de água, de esgoto e de lixo, entre outros. Ou seja, a população está abastecida e assistida em suas principais necessidades.

A permissão para funcionamento de estabelecimentos comerciais ainda vai além. Também estão de portas abertas na cidade as clínicas veterinárias, lojas de produtos agropecuários, bancos, lotéricas e cooperativas de crédito, postos de combustível, lojas de autopeças e oficinas mecânicas, hotéis e pousadas, e lojas de material de construção.

Além disso, por meio do Decreto nº 20.265, de 19 de abril, a Prefeitura flexibilizou a abertura das óticas, partindo do entendimento que elas estão relacionadas ao setor da saúde. Escritórios e demais locais de prestação de serviços individualizados, a exemplo de contabilidade e advocacia, também passam a funcionar mediante agendamento prévio.

Para frequentar esses estabelecimentos, assim como ônibus, táxis ou veículos de aplicativo, a Prefeitura está exigindo, a partir da próxima quinta-feira (23), que a população faça uso de máscaras de proteção. As lojas também têm a obrigação de fornecer máscaras aos funcionários e disponibilizar álcool em gel em locais acessíveis, organizar filas com distância mínima de um metro entre as pessoas e priorizar atendimento aos clientes que compõem o grupo de risco.

São medidas de segurança que protegem o cidadão e mantém o comércio parcialmente aberto.

As decisões já mostram resultados: mesmo sendo um importante eixo rodoviário, com grande circulação de pessoas, Conquista mantém, até o momento, a Covid-19 sob controle.

Veja aqui a lista dos estabelecimentos autorizados a funcionar



Conquista, Destaques, Economia, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)