Boa notícia em Conquista: Laboratório Central do Município vai passar a fazer os exames de Covid-19

O Laboratório Central Municipal de Vitória da Conquista deve começar a fazer a testagem das coletas de Covid-19 nos próximos dias, a medida será instituída em breve pelo Laboratório Central do Estado, o Lacen, uma vez que o município possui o único laboratório do interior do estado capacitado para realizar os exames.

Na próxima semana, os bioquímicos do Lacen de Vitória da Conquista vão para Salvador participar de uma especialização, em seguida, após o aval da Secretaria Estadual da Saúde e envio dos materiais necessários, os exames já passarão a ser feitos por aqui.

Segundo, Diogo Azevedo, diretor geral da Fundação de Saúde Esaú Matos que administra o Lacen de Vitória da Conquista: “O laboratório está preparado estruturalmente, toda a nossa equipe é qualificada, sempre passamos por um controle de qualidade. Inclusive, no ano passado, por exemplo, o Laboratório Central de Vitória da Conquista ficou avaliado na 3ª colocação dentro de um ranking nacional que levava em consideração a plataforma utilizada para a realização do exame”.

A estimativa é que o equipamento existente no laboratório de Vitória da Conquista possa processar até 90 testes num período de 7 horas, o que ajudaria e, muito, na agilidade dos resultados desses exames e auxiliará as autoridades de saúde a tomarem medidas assertivas no combate ao novo coronavírus. A notícia foi veiculada em reportagem exibida pela TV Sudoeste.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)