Conquista: Família de idoso que morreu vítima de coronavírus relata ataques nas redes sociais

G1

A 22ª vítima do coronavírus na Bahia, anunciada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) na manhã desta segunda-feira (13), é Juscelino Gomes Moraes da Silva, que residia em Vitória da Conquista.

Aposentado, Juscelino viajava com frequência para São Paulo para tratamento de glaucoma, onde contraiu a Covid-19. Ele tinha 69 anos e histórico de diabetes e hipertensão.

Um dos filhos da vítima, Marcone Fernandes da Silva contou ao G1 que o pai estava internado desde o dia 30 de março e lutou até o fim pela vida.

O sinal de alerta na família foi ligado quando a esposa de Juscelino começou a sentir sintomas leves de gripe. A família entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, mas foi informada que o teste só poderia ser feito caso os sintomas se agravassem.

O exame não precisou ser feito porque ela, que tem 63 anos e histórico de problema de coração, se curou rapidamente. A família, então, descartou coronavírus.

Só que Juscelino, pouco tempo depois, apresentou os sintomas e foi testado positivo para a Covid-19.

Depois de mais de 10 dias internado, o paciente apresentou uma melhora na noite do último domingo (13), porém a situação se complicou durante a madrugada e ele não resistiu.

“Ontem, ele teve uma melhora significativa, mas, quando deu meia-noite, ele teve uma piora e ficou naquela batalha para sobreviver. Infelizmente, ele não conseguiu”, disse Marcone.

Para a família de Juscelino, além da dor da perda do pai, fica o sentimento de revolta pelas “fake news” que se espalharam pela vizinhança.

De acordo com Marcone Fernandes da Silva, um grupo de pessoas espalhou que sua mãe estaria passeando pelas ruas disseminando o vírus entre as pessoas.

“O mais duro é a sociedade preconceituosa. Meu pai sofreu muito com fake news nas redes sociais. Atacaram muito a minha família com mentiras”, disse.

De acordo com Marcone, sua mãe ficou em casa desde o momento em que começou a apresentar os sintomas do coronavírus.

“Minha mãe, desde quando estava apresentando os sintomas leves até agora, minha mãe não saía de casa. Meu pai, a mesma coisa. A gente sempre respeitou”, afirmou.

Ele afirma ainda que todos os familiares que tiveram contato com Juscelino testaram negativo para a Covid-19.

“Da minha família, só acusou meu pai. Minha mãe, meus irmãos, eu, tudo deu negativo”, afirmou.

Marcone afirmou que guardou as mensagens e vai acionar judicialmente os autores das mensagens.

“Tenho todas essas mensagens. Minha mãe tem consciência das coisas. O que minha mãe sofreu com mensagens erradas, que estava batendo perna no bairro, contaminando um e outro, que minha irmã estava contaminando com o vírus as pessoas no mercado. Essas fake news são para destruir”, afirmou.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)