A Páscoa do Senhor e os novos sonhos

Por Mozart Tanajura Jr *

No primeiro Dia da semana, ainda de madrugada, quando tudo parecia tão sombrio e sem esperanças, um feixe de luz resplandece e acende a chama da fé no coração dos primeiros discípulos, que correram para ver o Mestre Ressuscitado. É a Páscoa do Senhor! É a transformação que Ele nos oferece com a vida nova Nele. A humanidade redescobre uma verdade: Há vida no pós-morte! Nossa existência não se finda neste mundo; há uma convicção de fé que nos permite expressar: “a vida venceu a morte”. Os sonhos não se desfizeram, pelo contrário, se concretizaram na Palavra do Senhor: “Eu estarei convosco sempre”(Mt 28,20). Esta é a certeza que marca a Páscoa do Senhor. Sim, Ele vive e reina! Não há porque temer a morte, as trevas, as sombras que se espalham aparentemente em pleno dia. O Senhor sempre estará conosco, se assim o cremos.

A Páscoa do Senhor nos ajuda a entender este momento difícil pelo qual passamos. De repente, o mundo inteiro se vê nas sombras da morte, que rondam sob a aparência de um vírus ameaçador de nossas vidas. O mundo parou… o homem parou… tudo parou. Mas nem tudo é pesadelo. Há sonhos, sinais da ressurreição, sendo refeitos com a força da fé no Ressuscitado, que, a cada sinal de morte, se põe no meio de seus discípulos e diz: “Coragem, eu venci o mundo” (Jo 16,33)! Vamos parar mais um pouco, e desta vez deixemos o pesadelo de lado, sem nos afastar da realidade evidentemente, e nos permitir sonhar.

O mundo jamais será o mesmo depois desta pandemia do Coronavírus. O mundo terá a necessidade imprescindível de se reconectar com valores antes tidos como ultrapassados; o mundo precisará se reinventar e criar novas cadeias de soluções fraternas e afetuosas; o mundo terá a difícil tarefa de se reprogramar em seu modo de produção e trabalho; o mundo adotará irremediavelmente um novo modo de ser e de viver, no qual o ser humano valerá muito mais pelo que é do que pelo que possui. Neste nosso sonho, não há mais espaço para o consumismo fútil desenfreado e irresponsável que mata aceleradamente a vida do planeta. Neste nosso novo sonho só haverá espaço para o pleno amor, que tudo pode e tudo transforma com a luz do Bem e da Verdade. Sonho utópico? Pode até ser… mas os sonhos são sempre utópicos, e toda nova realidade essencialmente boa só se concretiza a partir dos sonhos de uma nova Páscoa do Senhor para toda a humanidade. Portanto, é preciso sonhar ainda que acordados para a realidade.

* José Mozart Tanajura Júnior é especialista em Teologia Contemporânea.



Artigos, Conquista, Vitória da Conquista

Comentário(s)