Repercussão na Bahia: Prefeitura de Vitória da Conquista decreta que aulas de escolas sigam suspensas e comércio volte a funcionar em horário diferenciado

G1

A prefeitura de Vitória da Conquista decretou que as aulas da rede municipal de educação e instituições privadas de ensino seguem suspensas por mais 30 dias. Além dessa medida, o órgão liberou o funcionamento do comércio de rua, que vai voltar a funcionar com revezamento de horários.

Segundo informações da prefeitura, a medida adotada com o comércio começa na segunda-feira (6) e tem validade de sete dias. O funcionamento se dará em horário parcial, mediante distribuição das atividades em dois blocos que se revezarão diariamente entre os turnos da manhã e da tarde.

Conforme órgão, os dias de sábado e domingo vão ficar reservados para as feiras livres e demais atividades essenciais.

Confira o esquema de rodízio de horários adotados pela prefeitura:

  • Segunda e quarta: 8h às 13h e terça e quinta: 13h às 18h
  1. Vestuário
  2. Camas, mesa e banho
  3. Artigos esportivos
  4. Utilidades do lar
  5. Caçados, bolsas e demais acessórios
  6. Tecidos
  7. Armarinhos
  8. Cosméticos e perfumarias
  9. Joalherias e bijuterias
  10. Óticas
  • Segunda e quarta: 13h às 18h e terça e quinta: 8h às 13h
  1. Eletrodomésticos;
  2. Eletroeletrônico;
  3. Informática;
  4. Móveis;
  5. Artigos para escritório;
  6. Estúdios de revelação e impressão fotográficas;
  7. Gráficas;
  8. Papelarias e Livrarias;
  9. Lavanderia;
  10. Colchões;
  11. Floriculturas;
  12. Artigos para festas, chocolates e bombonieres.

Poderão funcionar independentemente do horário excepcional de funcionamento do atendimento ao público:

  1. Serviços de saúde, farmácias, assistência médica e hospitalar;
  2. Hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, frigoríficos, granjas e todas os demais estabelecimentos relacionados à cadeia produtiva de gêneros alimentícios;
  3. Lojas de conveniência;
  4. Clínicas veterinárias, lojas de venda de alimentação para animais e de produtos indispensáveis para produção agropecuária, prevenção, controle de pragas dos vegetais e de doença dos animais.
  5. Distribuidores de gás;
  6. Lojas de venda de água mineral;
  7. Padarias;
  8. Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
  9. Tratamento e abastecimento de água;
  10. Captação e tratamento de esgoto e lixo;
  11. Processamento de dados ligados a serviços essenciais;
  12. Segurança privada;
  13. Serviços funerários;
  14. Bancos, lotéricas e cooperativas de crédito;
  15. Postos de combustível e lava rápidos;
  16. Lojas de material de construção, vidraçarias, marmoraria, serrarias, serralharias e todos os demais estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva da construção civil;
  17. Lojas de auto peças, borracharias, oficinas mecânicas e demais estabelecimentos relacionados a manutenção de veículos automotores;
  18. Concessionárias de veículos;
  19. Hotéis e pousadas;
  20. Outros que vierem a ser definidos em ato expedido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos ou Secretaria Municipal de Saúde.

A prefeitura da cidade também renovou por mais sete dias o fechamento temporário de todos os shopping centers e galerias. Entretanto, o funcionamento de mercados, supermercados e farmácias localizados no interior desses locais estão autorizados a funcionar.

De acordo com o órgão, os escritórios e demais locais de prestação de serviço poderão funcionar durante este período, desde que não estejam em shopping ou galerias, e que a atividade exercida não envolva contato físico direto com o cliente ou aglomeração de pessoas.

Veja mais medidas adotadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista:

  • As empresas do setor Industrial do município poderão funcionar devendo observar os protocolos de segurança e enfrentamento ao Covid-19;
  • Suspensão, pelo prazo de sete dias, de visita aos cemitérios do município, ficando permitido somente os sepultamentos com número máximo de 10 pessoas.
  • Prorrogação, pelo prazo de mais sete dias, do Regime Excepcional de Teletrabalho para serviços essenciais na Administração Pública de Vitória da Conquista.

Permanece suspenso, pelo prazo de mais sete dias, o funcionamento dos seguintes estabelecimentos: academias de Ginástica, cinemas, teatros e demais casas de espetáculos, bares e restaurantes (esses estabelecimentos podem realizar apenas entrega em sistema de delivery ou retirada em balcão) e salões de beleza.

Até este domingo (5), Vitória da Conquista tinha 6 casos confirmados da doença.



Conquista, Destaques, Economia, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)