Urgente próximo a Conquista: Mulher morre com suspeita de coronavírus, ela seria transferida para Conquista

A prefeitura de Itapetinga promoveu, na tarde desta quarta-feira, 01, uma coletiva de imprensa. Com o objetivo de oferecer ainda mais transparência sobre a situação do município na luta contra o coronavírus, o poder público reuniu representantes de sites, blogs e programas de rádio para ouvir o pronunciamento do secretário de saúde Hugo Sousa e sua equipe. O grupo ainda respondeu aos questionamentos feitos pelos presentes.

Sobre o resultado dos exames:
A população está apreensiva sobre o tema e buscando respostas da razão para a demora da divulgação dos resultados. O secretário explicou que dois fatores causam o atraso. Primeiro a falta de kits testes. Sem o material necessário para a coleta da amostra da mucosa nasal e da saliva, alguns pacientes ainda sequer tiveram seus testes enviados para o Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública. Até a última sexta-feira, apenas seis exames tinham sido coletados. O primeiro há mais de 10 dias, ainda está em análise. Além disso, o Lacen afirma estar congestionado, sem conseguir dar respostas em tempo hábil para os municípios. O secretário disse que chegou a questionar o porquê de alguns municípios receberem os resultados com menos tempo que Itapetinga, mas não obteve resposta.

Sobre falecimento de paciente na UPA:

Na tarde de ontem (01), uma paciente que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento por apresentar dificuldade respiratória precisou ser entubada e posta em um ventilador mecânico. Com o agravamento do quadro, a equipe tentou regulação para enviá-la a Vitória da Conquista, mas ela não resistiu e veio a óbito. A paciente tinha sido submetida a uma cirurgia cesariana há sete dias. Segundo o coordenador da UPA, Marcone Vieira, a insuficiência pode ter sido causada por uma embolia, por seu histórico de bronquite asmática ou por uma série de outros motivos. Mas, por segurança, antes mesmo da paciente falecer, foi coletado material para análise da Covid-19 e enviada para o Lacen.

ASCOM/PREFEITURA



Destaques, Saúde, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)