Pesquisadores e Empreendedores conquistenses unidos no combate ao Coronavírus

Notável como em tempos de medo e tensão, é possível perceber o amor ao próximo e a capacidade colaboração brotar do ser humano. Exemplos tem sido difundidos pela internet em diversos países, mostrando jovens se oferecendo para fazer compras para os mais velhos, gente que arrisca a vida para ajudar outras pessoas em situação de maior risco, chegando até, em alguns casos, a abrir mão da própria vida, como foi o caso do Padre Italiano que doou seu respirador mecânico a jovem também infectado pelo Coronavírus.

Em Vitória da Conquista, acompanhamos exemplos como o da “3D Mask Makers” ou “fazedores de máscaras 3D”, em português. A iniciativa, composta por grupo de pesquisadores e “makers” baianos, surgiu com o objetivo de produzir máscaras para auxiliar na proteção dos profissionais de saúde em hospitais. As máscaras, compostas basicamente por acrílico 4 mm e petg, são um auxílio extra na proteção destes profissionais, desde que compondo o já existente EPI (Equipamento de Proteção Individual) hospitalar. Outro projeto que produz máscaras em acetato e cortadas a laser, também segue auxiliando na produção dessas máscaras.

A notícia sensibilizou empresários na cidade que, prontamente, se dispuseram a patrocinar o projeto com máquinas, pessoal e recursos financeiros. A ideia segue firme na cidade e conta já com apoio midiático no intuito de difundir mais amplamente a ideia e angariar mais recursos para seguir contribuindo com hospitais e clínicas de toda a região. Algumas dessas máscaras já chegaram no HGVC na noite de quarta-feira (25) e mais ainda chegarão.

O projeto faz parte de um “HUB” conectando universidades e empreendedores em todo o Estado, incluindo a UESB, UFBA, IFBA e FAINOR, e busca convergir boas ideias num ambiente em que startups possam criar e desenvolver conceitos. Além do 3D Mask Makers e das máscaras com detalhes, cortes e gravações a laser (CNC) de acrílicos desenvolvida pelo designer gráfico Sebastião Oliveira, da Detalhe Laser, outro projeto para fabricação de respiradores mecânicos também recebe o apoio de diversas empresas
conquistenses. O respirador segue um modelo europeu e será, em breve, produzido em Vitória da Conquista. Um dos patrocinadores, a VCA Construtora, através de um de seus porta-vozes, anunciou que está aguardando a aprovação do protótipo para efetuar a compra de respiradores e doá-los aos hospitais e clínicas da nossa região.

Doações podem ser feitas através de depósito bancário na conta corrente da Loja  maçônica Fraternidade Conquistense: 4.821-6, agência 0188-0 do Banco do Brasil, cnpj 16.186.058/0001-01. Maiores informações, tratar com Geórgio Mariano- 77. 9 9140-9081. Exemplos como esses evidenciam que, justamente em momentos de dor e caos coletivo, a humanidade tem condição de dar a volta por cima e se mostrar mais solidária e cooperativa, enchendo de esperança até os corações mais descrentes. Abaixo, lista com alguns dos e colaboradores do projeto em Vitória da Conquista. Agradecemos a participação de todos e fazemos votos que esta lista cresça cada vez mais. Parabéns aos envolvidos nessa corrente do bem.

Maçonaria Conquistense
P7 Comunicação Visual
FAINOR
VCA Construtora
Maxtour
VCA
TEIÚ
LABO
Mix Farma Distribuidora
ZAB (Santa Casa)
Conquista Moto Rock
ARF Consultoria (Santa
Casa)
Prates Bomfim
HCC

Impressão 3D
@marilobue
@jkarmarinho
@arthurcesarmd
@_printhub
@docurinha.ovos
@ec_infortech
@casadarobotica
@ms.patente
@guy_gomez
@zebimcomunicacao
@magicimpressao3d
@cretchas

@cassiusborba
@jhonyrafa

CNC
Zebim Comunicação
Detalhe Laser
P7 Comunicação



Notícias

Comentário(s)