Conquista: Sobe para 143 número de casos notificados do novo coronavírus

A Secretaria de saúde notificou 143 casos com suspeitas clínica e epidemiológica de infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19) em Vitória da Conquista, até às 17h desta sexta-feira (27). Destes: 38 casos foram descartados, 58 aguardam coleta e nenhum foi confirmado. Os dados são do Boletim Epidemiológico divulgado hoje (27).

As amostras dos casos suspeitos estão sendo enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública, do Governo do Estado, em Salvador, que realiza a análise laboratorial das amostras enviadas para o diagnóstico de Covid-19, que também é responsável pela divulgação dos resultados.

A Secretaria Municipal de Saúde tem seguido os critérios de coleta de amostras para exame laboratorial, definidos pela Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com a Nota Técnica COE nº 08 do dia 21 de março.

Os critérios indicados são:

– pacientes com quadros graves e internados;

– viajantes que estiveram em áreas de transmissão comunitária nacionais ou internacionais, mas priorizando pacientes que retornaram de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal;

– gestantes;

– profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos;

– pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas.

Caso a pessoa não se enquadre em um dos casos citados acima, não há indicação para coleta de amostra. Por isso, a equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde segue acompanhando esses casos, por meio de ligação feita de 24h a 48h, para verificar e avaliar o quadro de saúde dos pacientes em monitoramento.



Bahia, Conquista, Destaques, Notícias, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)