Conquista: Em nota, CDL e ACIVIC defendem reabertura imediata do comércio

Confira na íntegra o ofício enviado ao prefeito Herzem Gusmão:

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista – CDL e a Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista – ACIVIC, considerando o comunicado dan Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que trata dos desdobramentos da crise da pandemia pelo Coronavírus no comércio brasileiro, concorda que entidades empresariais precisam trabalhar pela reabertura do comércio, mas com cautela e respeito à vida das pessoas.

O Decreto Municipal 20.202 que determinou o fechamento temporário do comércio em nossa cidade até o dia 29/03, foi uma medida inédita na história do município, e contou com o apoio da maioria dos lojistas, inclusive através de uma enquete realizada com os associados da CDL. Decreto este, necessário para tentar diminuir o avanço do vírus e possibilitar o retorno das atividades o mais rapidamente possível. Entretanto, após nova enquete realizada nesta quarta-feira (25), com os associados da entidade sobre a prorrogação do Decreto Municipal, como medida de contenção no avanço de casos do coronavírus no nosso município, o resultado foi que 54% NÃO são favoráveis à prorrogação do decreto, enquanto 46% dos associados são favoráveis à prorrogação. Sabemos que o prefeito Herzem Gusmão e sua equipe têm mostrado grande empenho e competência neste momento de enfrentamento ao coronavírus. As medidas tomadas foram drásticas, porém, necessárias, seguindo as orientações das organizações internacionais e nacional de saúde.

Considerando o pronunciamento do Presidente da República e do Governador do Estado  da Bahia, a CDL e a ACIVIC defendem o alinhamento das determinações entre os governos Federal, Estadual e Municipal para passarmos por esta situação com maior equilíbrio possível.

Por estarmos vivenciando uma situação inédita e a mais delicada que já vivemos no Brasil, a CDL e a ACIVIC defendem que haja um equilíbrio na tomada de decisões. Logo, a ação conjunta entre os governos Federal, Estadual e Municipal e a colaboração do cidadão em seguir RIGOROSAMENTE às orientações do Ministério da Saúde são fundamentais para combater a pandemia.

Desta forma, sugerimos a reabertura imediata do comércio varejista e atacadista em nossa cidade. Caso algum comerciante não reconheça o momento como propício ou seguro para abrir as portas, ele pode optar por não abrir ou abrir parcialmente o seu estabelecimento. Ficando a decisão a critério do empresário.

Atenciosamente,
Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista
Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista



Conquista, Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)