Conquista: Call Center atende a 300 ligações por dia para esclarecimentos sobre o coronavírus

Para reforçar a frente de combate, foi montado um Call Center que conta com um time de profissionais da saúde para atender exclusivamente às ligações relacionadas ao coronavírus. O serviço funciona todos os dias da semana, das 08h às 19h e recebe chamadas de todo o município para esclarecer dúvidas, dar orientações, além de identificar casos suspeitos do Covid-19 e dar os encaminhamentos devidos.

Desde a última sexta-feira (20), quando começou a funcionar, o Call Center tem recebido, em média, 300 ligações por dia. A maioria em busca de informações sobre a pandemia e sobre quais os procedimentos para prevenção e identificação da doença. Esses números também levam em conta as ligações recebidas em outras linhas de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta semana, a equipe da Central de Monitoramento, composta por 20 profissionais de saúde, passou a acompanhar 400 pessoas que ligaram para o Call Center com relatos de sintomas leves e que, por enquanto, não se enquadram como casos suspeitos por não estarem dentro dos critérios para serem notificados. No entanto, por precaução, de 24 a 48 horas, elas são novamente contactadas pela equipe para monitoramento dos sintomas. Deste número total, 67 pessoas já tiveram alta do monitoramento.

Desde o dia 27 fevereiro, data da primeira notificação suspeita, até esta quarta-feira (25), foram notificados 109 casos suspeitos do coronavírus, imediatamente colocados sob investigação. Do total notificado, 35 foram descartados pelo Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública, sob a administração do Governo do Estado. O Lacen é responsável pelo envio de kits dos testes e pela realização dos exames.

A prefeitura ampliou o quadro de especialistas neste momento de crise. Para fortalecer ainda mais a equipe de Vigilância em Saúde do município, mais dois médicos infectologistas, uma enfermeira e um técnico de enfermagem foram contratados.

As ações da Secretaria vão além:

  • Notas técnicas foram publicadas com orientações sobre o funcionamento de serviços de Atenção Básica e Atenção Especializada, em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS).
  • 25 capacitações sobre o coronavírus foram realizadas com equipes de outras secretarias do Governo Municipal que também estão sendo preparadas para enfrentar esse momento. Reuniões técnicas foram feitas com as equipes da Rede de Assistência em Saúde e, internamente, reuniões diárias
    são mantidas com toda equipe em caráter emergencial.

A Secretaria de Saúde não tem medido esforços nesta batalha para conter o avanço do coronavírus em Vitória da Conquista. A população deve atender às orientações e permanecer em isolamento social para garantir que o vírus tenha o mínimo de circulação possível e os números de casos em Vitória da Conquista permaneçam zerados ou, pelo menos, sejam pequenos.

Contatos:

  • Telefones fixos: (77) 3429-7451/7434/7436
  • Celulares: (77) 98834-9988/9900/9977/9911


Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)