Barra do Choça: Estudante de 21 anos é primeiro caso suspeito do coronavírus

Em atenção aos áudios circulando em redes sociais, informando equivocadamente que há um caso confirmado de corona vírus no Hospital Municipal de Barra do Choça, a Prefeitura Municipal de Barra do Choça, através da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Choça, informa que:

– Trata-se de uma paciente, de 21 anos, com histórico de viagem a São Paulo, com chegada em Barra do Choça há 06 dias, apresentando síndrome gripal.

– Foi atendida no hospital, onde o médico realizou internação devido ao quadro clínico de febre alta, com suspeita diagnóstica de sinusite e Covid-19.

– Devido a paciente ter histórico de viagem a São Paulo, em um período inferior a 14 dias, iniciou-se o protocolo do Ministério da Saúde, enquadrando como caso SUSPEITO para Covid-19, sendo acionada a Vigilância Epidemiológica do Município, a qual tomou as medicadas cabíveis, realizando notificação e a coleta do material para exame de laboratório no dia 18/03/2020 e enviada para o LACEN em Salvador, tendo como prazo para o resultado 05 a 06 dias úteis.

– A paciente evoluiu com quadro de saúde estável, sem gravidade, sem febre, recebeu alta hospitalar (19/03), e foi orientada a fazer isolamento domiciliar conforme protocolo do Ministério da Saúde.

– Na oportunidade, reiteramos que para efetividade das medidas de prevenção e controle é importante que a população se conscientize que só deverá procurar a unidade hospitalar em casos de sinais e sintomas graves (dificuldade de respirar e febre alta acima de 39º C), do contrário seguir a recomendação do Ministério da Saúde da reclusão domiciliar, não devendo procurar atendimento hospitalar por queixas que devem ser resolvidas no PSF, exemplo: tosse seca, unha encravada, resultados de exames, etc. Evitando aglomerações em unidade de saúde e qualquer outro ambiente.

– Em decorrência da atual situação do país, faz-se necessário a restrição da circulação de pessoas, ficando suspensas as visitas para os pacientes internados, de qualquer natureza, sendo permitido apenas 01 acompanhante por paciente, e este não poderá esta com síndrome gripal.

– Nos atendimentos do Pronto Socorro, só será permitido acompanhante para idosos, menores de 18 anos e gestantes.

– A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi disponibilizado contato telefônico para informações, através do numero: 3436-3022 e está à disposição para maiores esclarecimentos e toda e qualquer notícia deverá ser acompanhada pelos meios de comunicação oficiais do município. ASCOM/PMBC



Destaques, Saúde, Sudoeste

Comentário(s)