Conquista: Novo presídio adota medidas para evitar o coronavírus

Em virtude do quadro de pandemia protocolado pela Organização Mundial de Saúde – OMS e da evolução do quadro de contágio pelo Coronavirus – COVID-19, nesta terça-feira (17), o Conjunto Penal de Vitória da Conquista através da equipe do Posto de Saúde Penitenciário – P.S.P., coordenado pelo Enfº Rafael Dominguez, deu início a uma série de ações preventivas a fim de informar todos os atores que fazem parte do sistema penitenciário (reeducandos, colaboradores e visitantes) sobre as medidas que visam evitar o contágio pelo COVID-19.

Foram realizadas triagens através de entrevistas, utilizando questionários que objetivaram identificar entre colaboradores e visitantes possíveis pessoas que estariam inseridas em grupos de risco.

Como medida a reforçar essa triagem, foram autorizados pela Direção da Unidade a aquisição de termômetros infravermelhos, que medem a temperatura sem a necessidade de contato corporal, visando evitar que pessoas com sintomas do COVID-19 adentrem a Unidade.

Em complemento, os reeducandos estão sendo alertados, tanto pela Direção, quanto pela equipe do P.S.P sobre os risco do contágio e da importância de um possível isolamento, que pode ocorrer, em virtude do ambiente prisional se tratar de um espaço bastante propício para a propagação de um vírus das características do COVID-19.

Segundo o Diretor da Unidade, o Capitão PM Gilberto Silva “essas ações são tomadas em consonância com as diretrizes da SEAP e obedecendo a Recomendação 062 do Conselho Nacional de Justiça. Temos a obrigação de agir e não podemos, enquanto gestores e cidadãos, deixar de assumirmos as nossas responsabilidades, nessa batalha precisamos de todos”.

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista foi inaugurado em agosto/2016 e é administrado no modelo de cogestão, entre o Governo de Estado e a Empresa Socializa, sendo um Estabelecimento Prisional integrante da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – SEAP, destinado a custódia de presos do regime fechado e presos provisórios do sexo masculino.



Conquista, Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)