UniFTC de Vitória da Conquista recebe calouros com música, arte e bate-papo

A UniFTC de Vitória da Conquista começou a semana em festa com a recepção dos calouros que – em um misto de curiosidade, ansiedade e alegria – chegaram ao Centro Universitário pela primeira vez. Quem já foi calouro entende esse turbilhão de sentimentos que Raisa Temóteo, aluna do primeiro semestre de Medicina Veterinária, resumiu bem. “Estou bastante ansiosa! Muito bom realizar um sonho de infância”, comemorou.

A mãe de Raissa veio de Jequié, distante cerca de 150 quilômetros de Vitória da Conquista, para acompanhar a filha neste momento: “Um filho, quando ele sonha e consegue realizar, é uma grande vitória não só dele, mas nossa também! Esses 5 anos vão ser difíceis para gente, mas que nós possamos olhar depois e dizer que valeu a pena!”

Para acolher esses estudantes que estão iniciando a jornada nesse novo universo, uma equipe de colaboradores e veteranos colocaram-se à disposição logo na entrada da unidade. Eles tiraram dúvidas, indicaram salas e apresentaram as atividades que estavam sendo promovidas.

“As pessoas são muito acolhedoras. Elas não deixam você parada, sempre querem mostrar coisas novas, apresentar o centro universitário, chamando o pessoal que está lá fora sozinho, mexendo no celular. Isso ajuda no processo de adaptação, porque você acaba fazendo amizades”, disse a caloura de Farmácia, Hellen Santos.

O reitor do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista, Aureliano Tavares, enfatizou a importância desse acolhimento para a Instituição. “Para nós da Rede UniFTC, é um momento em que se inicia um relacionamento entre os alunos e os professores. Então a gente precisa recebê-los bem e ter uma relação harmoniosa ao longo desse período”.

A programação de boas-vindas ofereceu várias opções de lazer: cabine fotográfica, distribuição de brindes nos stands dos parceiros, música ao vivo com a cantora Jeanna Lopes, exposição de arte sobre o Cinquentenário do Café no Planalto da Conquista e muitas outras atividades.

A artista Plástica Valéria Vidigal falou sobre a oportunidade de expor suas obras no Centro Universitário: “Às vezes a pessoa tem o hábito de tomar um cafezinho, mas nunca viu um grão de café, uma lavoura. Então, através da arte, tanto do imaginário, quanto cenas reais, você tem condição de passar essa cultura super forte do planalto da Conquista. A gente só tem que agradecer a diretoria, pra mim está sendo uma honra muito grande”, celebra Valéria.

Além dessas atividades, foram realizadas confraternizações nas salas de aula para promover a interação entre os alunos, além da realização da aula magna sobre “O mundo do trabalho no séc XXI”.

Com muito humor, o Coordenador do curso de Psicologia, Antônio Figueredo, passou uma mensagem de motivação aos calouros:  “Minha proposta foi fazer com que aluno perceba o movimento que a vida dele vai dar a partir de hoje. Fazer com que ele entenda, dentro da proposta da UniFTC, o que o movimenta: o sonho, e o que a gente tem para oferecer. Para que ele perceba, de uma forma inesquecível, que foi o primeiro dia do resto de toda a vida”.

Recepção de novos professores – Durante a programação de “boas vindas”, também houve um momento acolhimento voltado aos novos professores do Centro Universitário. O reitor da UniFTC de Vitória da Conquista explicou que o intuito do bate-papo era integrá-los ao modelo de gestão da Instituição. “Temos um modelo de gestão compartilhado, proativo. E o que a gente busca com isso é que o nosso aluno e o nosso colaborador tenham uma experiência positiva.”, explica.

Cerca de 16 profissionais passaram a fazer parte do quadro de educadores neste primeiro semestre. Alguns, inclusive, se formaram na UniFTC, como é o caso de Luiz Henrique Oliveira de Jesus, professor de Educação Física: “Uma satisfação muito grande estar fazendo parte agora desse novo time. Uma grande responsabilidade! Mas me sinto entusiasmado e pronto para contribuir com a Instituição. Acredito que vou estimular bastante os alunos por ser egresso da casa”.



Conquista, Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)