Conquista: Hospital de Base será a primeira unidade pública a realizar Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica na Bahia

Com as datas já marcadas para os dias 27 e 28 de fevereiro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) será primeiro hospital público a realizar o procedimento de Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (HIPEC) da Bahia.

A HIPEC é um tratamento que utiliza a quimioterapia de forma altamente concentrada e aquecida. Ela é aplicada diretamente no abdome durante a cirurgia citorredutora, diferenciando-se da quimioterapia convencional por ser administrada diretamente nas células tumorais do abdome, com baixa absorção sistêmica, o que permite o uso de doses mais concentradas da medicação. O aquecimento da solução (38º a 42ºC) aumenta a absorção do tratamento pelo tumor, destruindo assim as células que restaram após a cirurgia citorredutora.

O procedimento é realizado por cirurgião oncológico habilitado, com acompanhamento de oncologista clínico e equipe multidisciplinar, sendo indicado, principalmente, em tumores pseudomixoma peritoneal e Mesotelioma Abdominal.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)