Organização de casamento homoafetivo coletivo é tema de reunião da Defensoria Pública da Bahia

A organização de um casamento homoafetivo coletivo em Vitória da Conquista foi tema da reunião que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou com representantes de coletivo LGBT local e da clínica de Direitos Humanos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

A solicitação foi trazida pela representante do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da DPE/BA no município, Rosilene dos Santos Santana. Segundo o coordenador da 2ª Regional – Vitória da Conquista, o defensor público José Raimundo Passos Campos, a Defensoria Pública já realiza em parceria com a UESB casamentos coletivos para pessoas hipossuficientes, por meio do Projeto Laços de Família.

“Agora, nada mais justo que colaboremos, por meio de nova parceria com a Clínica de Direitos Humanos e a ONG Coletivo ID, que trabalha aqui Vitória da Conquista com a conscientização LGBT, a fim de promover a união desses casais”, pontuou o defensor José Raimundo.

Já a defensora Marta Almeida, que atua em Vitória da Conquista e também participou da reunião, disse que os movimentos sociais que lutam pela igualdade de gênero já conhecem a atuação da Defensoria nas causas que visam a garantia da dignidade, respeito e equidade entre as pessoas. Assim, a defensora considera natural que venham buscar o apoio da DPE/BA para realizar o primeiro casamento coletivo para casais homoafetivos na cidade.

A partir do encontro, ocorrido no último 12, a ideia é que o casamento coletivo seja realizado no segundo semestre de 2020. Além dos defensores José Raimundo Passos e Marta Almeida, e da representante da Ouvidoria Cidadã da DPE/BA, Rosilene dos Santos, também participaram da reunião representantes da Clínica de Direitos Humanos da Uesb, da ONG Coletivo ID, e a assistente social da DPE/BA Deborah Santana.



Conquista, Destaques, Notícias, Vitória da Conquista

Comentário(s)