Empresários conquistenses participam de evento da Caixa em Brasília e trazem boas notícias para o setor imobiliário

Os empresários conquistenses Luciano Bomfim, da Prates Bomfim, e Cristiano Freitas, da Gráfico Empreendimentos, participaram, a convite da Caixa Econômica Federal, do evento de lançamento da nova linha de crédito do banco, com taxa fixa.

 

Dessa forma os financiamentos terão parcelas fixas em até 30 anos. “O adquirente saberá o valor que pagará mês a mês nos trinta anos” explica Luciano Bomfim, comemorando o incentivo da Caixa para o aquecimento do setor imobiliário.

Segundo a Caixa, a nova modalidade de crédito terá taxa de juros de 8% até 9,75% ao ano, válida para imóveis residenciais novos e usados. Poderá ser financiado até 80% do imóvel.

As contratações pela nova linha poderão ser feitas a partir de sexta-feira (21). A Caixa vai disponibilizar R$ 10 bilhões. A linha com taxa fixa não terá correção como outras linhas de crédito, cujas taxas variam de acordo com a Taxa Referencial (TR) ou a inflação (IPCA).

Segundo informou a Caixa, o cliente poderá escolher entre sistemas de amortização SAC, para contratos de até 360 meses, e Price, para financiamentos em até 240 meses.

Ainda continuam disponíveis para o público as outras modalidades já existentes de financiamento da casa própria, com taxas corrigidas pela TR ou pelo IPCA.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a modalidade da taxa fixa tem as seguintes vantagens:

  • Transferência do risco do cliente para o banco
  • Previsibilidade das prestações
  • Possibilidade de securitização, ou seja, de venda de carteira

Ele disse ainda que o novo modelo alinha o Brasil às práticas de mercados maduros, como os Estados Unidos.

O presidente o Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou em discurso que a opção de crédito imobiliário com taxas prefixadas é um “passo importante”, por apresentar uma nova opção no mercado.

“Financiamento com taxa pré [fixadas] são importante passo. Queremos mais opções, mais competição e menor custo”, disse.

Campos Neto destacou que o lançamento da Caixa foi possível graças ao cenário geral da economia do país, com taxa de juros e inflação baixas.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, que também discursou no evento, afirmou que, o governo, quando formula políticas econômicas pensa “em todos os brasileiros e, particularmente, nos mais humildes”.

Durante seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro comentou as facilidades atuais do financiamento habitacional. “Quem podia pensar um dia alguém falar em credito imobiliário com taxa fixa? Meu pai morou em 20 imóveis de aluguel. Não precisa falar que ficou inadimplente para mudar tanto assim. Hoje em dia não teria esse problema”, brincou.

Os clientes podem fazer simulações e saber mais sobre as modalidades de financiamento no site da Caixa.



Brasil, Conquista, Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)