Aplicativo de estudantes da Uesb é premiado pela USP

Em 2018, um grupo de estudantes da Uesb criou uma ferramenta que pode solucionar o problema da falta de controle individual diário do leite na produção rural: o aplicativo “Daily Milk”. A plataforma foi desenvolvida por Maiara Santos, Jeferson Carlos e Diogo Silva, do curso de Agronomia, e Dalton Sant’ana e Raphael Cristian, do curso de Ciência da Computação.

De fácil manuseio e com preço acessível, o “Daily Milk” vem impulsionando a inclusão tecnológica entre os pecuaristas e ganhando repercussão em eventos nacionais. Neste mês de fevereiro, o aplicativo foi apresentado no Campus Mobile, um evento promovido pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-USP) e patrocínio do Instituto Claro. Maiara Santos foi sozinha representando a equipe para São Paulo, apresentar o aplicativo.

O objetivo do evento foi “identificar, estimular e contribuir para a formação de talentos em nível universitário para atuação no desenvolvimento de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, como contou Maiara Santos, representante da equipe no evento. O “Daily Milk” foi um dos 15 projetos selecionados e integrou a categoria SmartFarms, na qual faziam parte projetos capazes de contribuir para melhoria de vida das pessoas que vivem em regiões rurais e retiram o seu sustento de lá.

Além da apresentação, o aplicativo está entre os três finalistas do Campus Mobile. Agora, a missão é concluir o protótipo até 4 de março para a etapa final da competição, na qual a banca avaliadora estabelecerá metas para os projetos com uma série de premiações, incluindo uma viagem a São Francisco e ao Vale do Silício, com o intuito de visitar empresas e instituições de pesquisa.

Para Maiara, ganhar o prêmio foi muito importante e faz com que os estudos e pesquisas feitos em universidades públicas sejam mais valorizados. “Prêmios como esse mostram a necessidade de ter mais incentivo e mobilização. Além disso, faz com que outros discentes da Universidade comecem a se espelhar e a pensar em projetos como o nosso”.

Avanços no aplicativo – Em 2018, o “Daily Milk” ficou em 3º lugar no Prêmio Arlindo Fragoso, que destaca projetos mais inovadores na área de Engenharia e Agronomia da Bahia. Maiara conta que, na época, o projeto ainda estava no papel e, desde então, já sofreu modificações que só foram possíveis com a participação em eventos e mentorias de profissionais das áreas de empreendedorismo, negócios, tecnologias.



Conquista, Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)