Hemoba convoca doadores para reforçar o estoque de sangue para o carnaval

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia iniciou nesta quarta (12) uma campanha para mobilizar os doadores de sangue e garantir um estoque seguro de hemocomponentes para o carnaval. “Pretendemos sensibilizar nossos doadores através das redes sociais, criando um material que as pessoas possam compartilhar e convidar os amigos para doar sangue antes da folia”, esclarece Iara Matos, coordenadora de coleta e captação de doadores.

De acordo com o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo, como o carnaval baiano é uma das maiores festas do mundo, existe uma possibilidade de aumento da demanda durante o evento e o hemocentro precisa estar preparado para o período. “É um momento que ficamos em alerta. Existe uma grande movimentação de pessoas nas ruas e estradas com muitos foliões e turistas. Além disto, existe a demanda de sangue para pacientes que realizam tratamento hemoterápico, que precisa ser garantida. Para realizarmos um carnaval repleto de alegria para todos envolvidos, contamos com a solidariedade do povo baiano para intensificar as doações de sangue e deixar os nossos estoques em níveis seguros para a festa.”, comenta o diretor.

Onde doar – A unidade da Fundação Hemoba na terceira maior cidade da Bahia, Vitória da Conquista, está localizada dentro do Hospital Geral do município, na Avenida Filipinas, e funciona para coleta de sangue de segunda a sexta-feira de 7h30 às 12h. Maiores informações podem ser solicitadas através dos telefones (77) 3427- 4501/2060 ou e-mail [email protected].

Critérios para doação – Vale lembrar que para doar sangue os voluntários precisam estar bem de saúde, ter de 16 a 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. No dia da doação, é importante seguir alguns requisitos básicos, como ter dormido pelo menos 6 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado por pelo menos 2 horas. Mais informações em: www.hemoba.ba.gov.br



Bahia, Conquista, Destaques, Notícias, Vitória da Conquista

Comentário(s)