Fala, especialista: LER/DORT – O que é, sintomas, tratamento e como prevenir

Por *Dr. Vinicius F. Gusmão

Segundo levantamento do Ministério da Saúde em 2018, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. O levantamento aponta que entre os anos de 2007 e 2016 o aumento de novos casos registrados foi de 184%.

O que é LER?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, LER não corresponde a uma doença ou enfermidade. A sigla LER que é utilizada para denominar Lesões por Esforços Repetitivos, representa uma série de afecções do sistema musculoesquelético que por sua vez apresentam manifestações clínicas que variam de intensidade.

O que é DORT?
Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema musculoesquelético e desordens neuro-músculo- tendinosas de origem ocupacional que decorrem do uso inadequado e repetido das estruturas, atrelado a uma má postura no ambiente de trabalho.

Fatores de risco:
Não existe uma causa única ou determinada para o surgimento de LER/DORT. Conforme artigos cientificos publicados, vários são os fatores existentes no trabalho que podem colaborar para o surgimento:

Movimentos repetitivos – Manutenção de postura inadequada por tempo prolongado – Esforço e força – Invariedade de tarefas – Trabalho muscular estático – Pressão mecânica sobre determinados segmentos do corpo – Frio – Vibração – Choques e impactos – Falta de tempo para as estruturas se recuperarem – Fatores organizacionais e psicossociais – Sobrecarga emocional.

Sintomas:
Os sinais e sintomas clínicos variam de acordo com o estágio das lesões que podem ter asensação de desconforto e peso no membro afetado no primeiro estágio; dor persistente durante atividade, sensação de formigamento e calor no segundo estágio; dor forte e persistente, perda de força muscular, parestesia, edema frequente e recorrente e alterações de sensibilidade na pele no terceiro estágio; dor insuportável, perda evidente de força, perda de controle do movimento, edema persistente, atrofia muscular por desuso, depressão, ansiedade e angústia no quarto estágio.

Tratamento:
Uma vez que o diagnóstico clínico é feito, o tratamento deverá ser conduzido através de uma equipe multiprofissional com a participação de médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistente social dentre outros profissionais da saúde com uma capacitação específica sobre LER/DORT, dando ao indíviduo um redirecionamento da sua função e em casos de estágios avançados, um afastamento do trabalho.

Dentre os principais tratamentos podemos destacar: Sessões em grupo informativas sobre trabalho corporal – Sessões em grupos com abordagens dos aspectos psicossociais – Sessões psicoterapêuticas – Terapia corporal – Fisioterapia – Acupuntura – Tratamento medicamentoso – Bloqueio anestésico – Condicionamento físico, dentre outros.

Como prevenir?
O tratamento deve ser voltado principalmente para a prevenção. A conscientização dos fatores de risco é determinante para a prevenção do surgimento da LER/DORT. Espaço ergonomicamente adequado para o trabalho, reeducação dos movimentos, pausa para descaço e adoção de um programa de atividades físicas são medidas que podem ser associadas a jornada de trabalho com a finalidade de prevenção e melhorando a qualidade de vida do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Além disso é importante que os empregadores promovam ações de educação em saúde aos trabalhadores. Quer receber um ebook com o PROTOCOLO DE INVESTIGAÇÃO, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE LER/DORT feito pelo Ministério da Saúde?

Envie uma mensagem para o whatsapp (77)99108-8220 informando que quer receber.

Fontes: Sociedade Brasileira de Reumatologia; Ministério da Saúde; Protocolo de Investigação, Diagnóstico, Tratamento e Prevenção de LER/DORT; Interfisio;

*Dr. Vinicius F. Gusmão
Fisioterapeuta
Crefito-7: 276756-F
CTD Qualivida – Centro de Tratamento da Dor
(77) 3421-8353 | 9 8836-3958
JC Physio Saúde
(77) 3422-7063 | 9 9194-1716



Artigos, Conquista, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)