Prefeitura de Conquista e Comdica dão posse aos novos conselheiros tutelares

Na manhã desta sexta-feira (10), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) deram posse aos 15 novos conselheiros tutelares de Vitória da Conquista que atuarão no quadriênio 2020-2023.

Durante a posse, que contou com a participação dos conselheiros eleitos, familiares, representantes da sociedade civil e equipe gestora do Governo Municipal, o presidente do Comdica, Joabe Oliveira, destacou o processo eleitoral comandado pelo Conselho e Prefeitura. “Durante sete meses de caminhada neste processo eleitoral, o apoio da Prefeitura foi essencial. Como Comdica, gostaria de desejar boa sorte para os conselheiros que, a partir de agora, fazem parte de uma rede que quanto mais entrelaçada estiver, mais proteção para crianças e adolescentes”, salientou Joabe.

A escolha dos conselheiros se deu por eleição direta, que aconteceu em 06 de outubro de 2019 em todo território nacional. Os conselheiros empossados irão trabalhar nos três conselhos tutelares, compostos por cinco conselheiros cada, distribuídos geograficamente em Conselho Tutelar Zona Leste, Conselho Tutelar Zona Oeste e Conselho Tutelar Zona Rural. Os três conselhos funcionam em regime de 24 horas, sendo que os conselheiros trabalham em regime de plantão.

O secretário de Desenvolvimento Social interino Michael Farias destacou o compromisso da gestão municipal com a proteção de crianças e adolescentes do Município e lembrou das mudanças que serão implementadas na política de assistência social: “os novos conselheiros têm o grande desafio de contribuir com as mudanças que iremos implementar neste ano na política de atendimento da criança e do adolescente no que se refere a sistematização do atendimento especializado”, ressaltou Michael que também parabenizou a todos pela posse.

Em seu primeiro mandato, Joseane Maria de Almeida espera poder contribuir para proteção de crianças e adolescentes do município, “pretendo seguir nesta caminhada de luta contra os abusos e maus tratos contra crianças e adolescentes de mãos dadas com o Comdica e toda rede de assistência”, destacou Joseane.

Missão do conselheiro: Cabe ao conselheiro tutelar zelar para que as crianças e os adolescentes tenham acesso efetivo aos seus direitos, ou seja, cada um tem o encargo social para fiscalizar se a família, a comunidade, a sociedade em geral e o Poder Público estão assegurando com absoluta prioridade a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, cobrando de todos esses que cumpram com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com a Constituição Federal.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)