Uma linda festa na abertura do Natal Conquista de Luz no Centro Cultural Glauber Rocha

Foi com direito a uma chuva de fogos de artifício que iluminou o céu no Centro Cultural Glauber Rocha que começou o Natal Conquista de Luz na noite desta sexta-feira (20). Ana Barroso, Café com Blues, Xangai e Cátia Guima – quatro atrações da terra – animaram o público que veio curtir a primeira noite de celebrações.

A cantora e compositora Ana Barroso foi a primeira artista a subir no palco para cantar e encantar com muita originalidade e tradição por meio de suas canções autorais cheias de poesia e também interpretando grandes nomes da música brasileira. “É bom toda vez que a gente tem a oportunidade de cantar em espaços públicos porque atualizamos a nossa força. Eu me sinto um pouco mais nervosa, por incrível que pareça, porque eu conheço as pessoas e, querendo ou não, tem expectativa do retorno. Mas é ótimo estar aqui. Eu gosto do Natal em Conquista, é algo que tem muita memória”, conta Ana.

Uma mistura do Blues com o cancioneiro sertanejo tomou conta do palco com a apresentação da Banda Café com Blues que preparou o trabalho “Ópera da Caatinga” que faz uma releitura do sertão para mostrar à juventude o valor da nossa cultura. “Tem um ditado que diz que ‘quem conquista sua aldeia, conquista o mundo’, então a gente vem fazendo esse trabalho já há quase 15 anos aqui em Conquista e toda vez que a gente toca na nossa aldeia, é um motivo de alegria muito grande para podermos reconhecer de onde a gente veio, fortalecermos as nossas asas para levar o sertão para muito mais pessoas”, afirma Diro Oliveira, vocalista da Banda Café com Blues.

A comerciante Ana Elis Marques (27) veio para curtir a primeira noite e já confirmou presença nos próximos dias no Natal Conquista de Luz. “Eu achei muito legal essa ideia de estarem abraçando todos os públicos. Fez a tenda eletrônica mais para os jovens e mostraram também esse outro lado cultural de valorizar os artistas da nossa terra que é muito importante, além dos outros artistas nacionais que vão estar nos outros dias que eu também faço questão de vir”, ressalta Ana.

O cantor, compositor e violeiro, Xangai, a atração mais esperada da noite, chegou para conectar o público às raízes da terra com um repertório repleto canções nordestinas. Ele fala com orgulho de poder ser, apesar de nascido no sul da Bahia, também filho de Conquista e poder estar cantando para sua gente: “Cantar mais uma vez na minha terra é como se eu tivesse cantando na sala da minha casa ou na varanda da casa de meu pai e de minha mãe. Então, quero reconhecer e agradecer o convite que foi feito pela Prefeitura. Como é que eu não fico feliz em Conquista? Como é que eu não vou cantar e fazer o melhor que eu posso com prazer e alegria? Eu sou um cidadão de Conquista e venho aqui para te conquistar”, destaca o violeiro.

Quem fechou a noite sacudindo o público com muito carisma e animação foi a cantora Cátia Guima, que preparou um repertório que faz um passeio pelos sucessos do antigo axé. “Vale a pena a gente relembrar essa época tão gostosa e que todo mundo adora. Repaginei todo o repertório para me apresentar aqui hoje e colocar o povo pra dançar”, conta Cátia, que ainda completa: “É um prazer estar aqui mais uma vez. As pessoas sempre me chamam de prata da casa e sou mesmo, porque eu amo e sou apaixonada por essa terra”.

Para o secretário de cultura, Adriano Gama, “O mês de dezembro guarda esse momento especial e é ótimo a gente dar continuidade a essa cultura tão maravilhosa que é o Natal. A importância maior é essa: proporcionar a alegria das pessoas e, de alguma forma, contribuir não só com os artistas da terra que são contemplados para mostrarem o seu trabalho, mas também o comércio com a oportunidade de gerar mais emprego e renda. Então, todos os lados são favorecidos. É o governo fazendo juz à sua marca: estando mais perto do povo, mais perto da cultura”.

A programação do Natal Conquista de Luz se estende pelos próximos dias com as apresentações de João Bosco, Kell Smith, Ed Mota, Tierry e atrações locais.

Confira a programação completa!



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)