Conquista: 367 pessoas foram picadas por escorpiões em 2019 na cidade

Se encontrar um escorpião na sua residência, ligue para o setor de Controle de Endemias, por meio do telefone 3249-7421, para que o animal seja capturado.

O verão se aproxima e o período exige cuidado redobrado da população para evitar a proliferação dos escorpiões, já que as altas temperaturas e aumento das chuvas são condições propícias para o aparecimento desse animal peçonhento.

Desde 2018, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos setores de Controle de Endemias e Controle de Zoonoses, tem intensificado as ações do programa de Escorpionismo em toda cidade realizando a captura dos animais e visitas de inspeção dos imóveis oferecendo orientações educativas de prevenção. “Os nossos agentes partem para a ação a partir da denúncia que o morador faz ou a partir de uma localidade que temos a informação de que está passando por uma infestação desses animais peçonhentos”, explica Eliezer Almeida, coordenador do Programa de Controle de Endemias.

Esses animais costumam se esconder em esgotos e entulhos, mas o tempo quente faz com que eles deixem os seus esconderijos para procurarem por alimentos. “Os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam, principalmente, de baratas. Portanto, são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo”, explica o veterinário Luís Cláudio Oliveira, coordenador do setor de Controle de Zoonoses.

Prevenção – De acordo com o veterinário, o Ministério da Saúde recomenda o uso de telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos na zona urbana. Em áreas externas, é importante manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico, colocando sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que atraem os escorpiões na busca por alimentos.

O veterinário ainda explica que em áreas rurais, além de todas essas medidas, é essencial preservar os inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e as aves de hábitos noturnos, como a coruja – os principais predadores dos escorpiões.

O que fazer em caso de acidente – Caso alguém seja picado por escorpião, é necessário ir, imediatamente, ao posto de saúde mais próximo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) para receber o tratamento adequado. “Se possível, levar o animal ou uma foto que ajude a identificar a espécie, permitindo, assim, uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente”, pontua o veterinário Luís Cláudio.

Dados de escorpionismo no município – Em Vitória da Conquista, do início de 2019 até o momento, já foram notificados 367 casos de picadas de escorpião. Somente neste ano, a equipe do Programa de Controle de Endemias já capturou 477 exemplares de escorpiões, após atender aos chamados informados pela população. Foram 1.558 imóveis visitados em 65 localidades notificadas do município.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)