Conquista: Menino de dois anos surpreende os pais cegos ao reconhecer cédulas de dinheiro

Por: Marcelo Bahiano

A criança que é estimulada desde um ano e seis meses e já reconhece todas as cédulas do Real.

Um menino de dois anos e cinco meses surpreende os pais cegos ao reconhecer todas as cédulas do Real. Alisson Levy, é filho do pedagogo e professor  da Associação Conquistense de Integração do Deficiente (ACIDE) José Arcanjo Dias Rocha e da graduanda em Ciências Sociais Rosilene Mendes. Que começaram a estimular o menino desde quando ele tinha um ano e seis meses de vida.

“”Deixei um dinheiro cair no chão e não percebi, ele pegou e disse que era dois, para minha surpresa!”” Explica Arcanjo a primeira vez que percebeu que Alisson reconhecia as cédulas. “”Eu tinha uns dinheiros, aí então resolvi colocar ele no meu colo e perguntar o valor de cada cédula e fiquei impressionado quando ele reconheceu todas.”” fala Arcanjo e ainda explica que no reconhecimento da células de 20, 50 e 100 reais, Alisson falava assim: “dois e zero, cinco e zero e um  zero, zero”. Se referindo a essas notas.

Rosilene Mendes, mãe de Alison Levi / Foto – Marcelo Bahiano

“”É o aplicativo de Arcanjo!”” Brincou Rosilene mãe de Alison, com a spertze do menino.

Existem diferente técnicas de reconhecimento das cédulas pelos cegos, uns fazem o reconhecimento pelo tamanho, outros separam colocando em bolsos diferentes da calça.

Foi em 2014 no Brasil  que as notas passaram a ter tamanhos diferentes de acordo com o seu valor. No Canadá já existe tecnologia assistiva que identifica as cédulas, aplica-se uma espécie de tinta na confecção do dinheiro e quando este é aproximado da máquina a mesma fala o valor. Esse equipamento é distribuído gratuitamente no país.

Arcanjo estimula o filho desde quando ele tinha um ano e seis meses, “”coloco ele para assistir vídeos educativos na internet, ainda tenho jogos de números e letras quer ajuda a estimular.””  afirmou Arcanjo que ainda escreveu uma carta para o criador do DOSVOX, Professor Antônio Borges, da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) explicando a habilidade de Alisson em jogar o LetraVox. O menino também já conhece o significado de todas as cores sinalizadas pelo cemáforo.

Camila Nunes, psicóloga voluntária da Associação Conquistense de Integração do Deficiente (ACIDE) / Foto – Marcelo Bahiano

Para psicóloga Camila Nunes, a criança já é estimulada antes de nascer,  quando a mãe acaricia a barriga durante a gestação e conversa com o bebê, já é uma forma de estímulo “”na estirutura neurológica, nós temos o lobo frontal uma parte do nosso cérebro o que é responsável por tudo e aprendemos”” fala Camila e ainda explica que o cérebro conta com o recurso chamado neuroplasticidade, que é a habilidade que as crianças tem de aprendizado, Camila ainda comenta que por isso as crianças devem se estimuladas, “”quanto mais a criança é estimulada mais ela aprende.”” conclui Camila.

Alisson Levy é uma criança de saúde perfeita apesar de seus pais ser cegos, ele não tem nenhuma limitação visual.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)