Conquista: Prefeitura atende a demandas do Sinduscon

A Prefeitura de Vitória da Conquista tem buscado estreitar o relacionamento com o segmento da construção civil. Na tarde desta terça-feira (3), um novo encontro aconteceu com membros do Governo Municipal e empresários representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-BA). Dessa vez, o prefeito Herzem Gusmão também participou da conversa, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre).

Na ocasião, foi anunciado o atendimento algumas demandas apresentadas anteriormente pelo segmento. Uma delas é a criação da “Sala do Sinduscon”, que consiste no compromisso de encontros quinzenais entre os empresários da construção e representantes dos setores envolvidos em seus projetos, a exemplo das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semma) e Mobilidade Urbana (Semob). O objetivo é facilitar o acesso entre empreendedores e a gestão municipal, desburocratizando alguns processos.

A outra novidade é a instituição de um guichê para atendimento prioritário aos projetos de grandes empreendimentos que chegam à Seinfra – prioridade que também deve permanecer em seu andamento por outras secretarias. “A gente não pode aceitar que um empreendimento que vai gerar 200, 300 ou 400 empregos fique restrito a uma fila onde a pessoa está tratando de um processo particular, uma construção particular. É o coletivo sobre o individual”, justifica o secretário, José Antônio Vieira. “Essa opção de a gente criar uma cidade melhor para o empresário e para o cidadão conquistense foi mais uma vez atendida, e com a participação do nosso prefeito”, finaliza.

Para o delegado regional do Sinduscon-BA, Luciano Bomfim, a troca de conhecimentos e a colaboração entre os poderes público e privado gera benefícios coletivos: “Ganham todos: ganha a Prefeitura, porque diminui a burocracia; ganha o empresário, porque melhora a agilidade; e a Prefeitura ganha de novo, porque quanto menos burocracia e quanto mais agilidade, mais o alvará sai mais rápido, mais ela arrecada e as obras saem mais rápido. Se as obras saem mais rápido, tem contratação de funcionários, geração de emprego e geração de renda.”

O estreitamento dessa relação, segundo o sócio-diretor da empresa E2 Engenharia, Luíz Edmundo Souza, tem trazido bons resultados. “Foi muito positiva a nossa reunião. A Prefeitura de Conquista, junto com a Secretaria de Infraestrutura, tem mudado a forma de tratar os empresários, especialmente os empresários da construção civil. Recordando que a construção civil é uma excelente empregadora, uma das que mais gera emprego na nossa cidade”, afirma.



Conquista, Destaques, Economia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)