Waldenor destaca a I Feira Literária de Canudos

De 21 a 24  do mês passado “o sertão virou arte” na lendária Canudos – cidade que se tornou foco da resistência no sertão da Bahia e palco de saga de Antônio Conselheiro, que sediou um encontro de arte e cultura, vivências e conhecimento. Foram quatro dias de ampla e variada programação para curtir na I Feira Literária de Canudos – Flican 2019, neste período escolhido pela oportunidade da celebração dos 122 anos da Guerra de Canudos, um dos acontecimentos mais importantes da história do Brasil, ocorrido no final do século XIX.

Nesta primeira edição, a Flican homenageou duas personalidades da história e da cultura do país: o peregrino Antônio Conselheiro e o escritor Euclydes da Cunha. A feira foi uma realização da UNEB, em parceria com a Prefeitura Municipal de Canudos e secretarias estaduais (Cultura, Educação, Justiça e Desenvolvimento Social). Contou também com o apoio da Assembleia Legislativa da Bahia, que através da intermediação do deputado Zé Raimundo  disponibilizou 700 livros de uma variedade de títulos do catálogo da Editora ALBA para distribuição gratuita, além de  mil unidades do livro Cartografia de Canudos, de José Calasans, impresso especificamente para o evento.

Antes mesmo de estrear, a Flican sinalizou que iria repetir anualmente, a exemplo da Feira Literária de Mucugê-Fligê, que vai para a sua quinta realização em 2020, cuja Curadoria tem dado amplo apoio à nova “irmã”. É a expectativa dos organizadores: “Ficamos felizes com o êxito da Flican, porque, além da simbologia e importância histórica da cidade, fomos beber na fonte da experiência da Fligê e temos na nossa organização o imprescindível apoio da sua curadora, a professora Ester Figueiredo”, anima-se o curador da Feira de Canudos, professor Luiz Paulo Neiva. Inclusive parte da programação da Fligê foi incorporada pela Flican, destacando-se aí a exposição “Bello Monte/Canudos: A Terceira Margem”, com obras do artista plástico conquistense Silvio Jessé.

Outro que apostou firme na Flican foi o deputado federal Waldenor Pereira, que estará destinando recursos de suas emendas parlamentares ao orçamento da União em 2020 para a próxima edição da feira. “Temos recebido muitos apoios institucionais e individuais. Nesta estreia já contamos com o apoio de Waldenor, que intermediou a parceria com secretarias. Essa colaboração dele e do deputado Zé Raimundo é importante destacar, porque eles não têm interesse político, eles não são votados no município. O interesse aí é meramente de apoiar pela importância cultural do evento”, afirma o curador.



Bahia, Cultura, Política

Comentário(s)