Homenagem: 7 memórias de infância que o brasileiro tem com o Gugu

Gugu Liberato morreu nesta sexta, 22, após sofrer um acidente doméstico. O apresentador do Domingo Legal caiu de cerca de quatro metros de altura em sua casa, em Orlando, Flórida, EUA. A morte encefálica foi declarada depois de 48 horas de observação pelo médico pessoal do comunicador. Ele tinha 60 anos.

Gugu foi, em vida, um dos principais apresentadores de TV do Brasil. Encabeçando programas dominicais durante a década de 1990, marcou as memórias de toda uma geração. Era, também, bastante versátil – assim como Eliana na época, encantou crianças, adolescentes e adultos com jogos, músicas e brincadeiras.

Não há como negar que Gugu marcou a infância e a adolescência de muitos dos brasileiros. Separamos, abaixo, algumas lembranças especiais que temos com o apresentador:

“Pintinho Amarelinho”

Em 1994, Gugu decidiu explorar a carreira infantil, em alta com Angélica, Xuxa e Eliana. Lançou, então, o disco que tinha o seu nome. Nele, cantava 14 músicas infantis, como “Ai meu Nariz” e “Passo do Elefantinho.”

Mas a mais memorável foi, provavelmente, “Pintinho Amarelinho,” o primeiro single do disco. O clipe é tão icônico quanto: ele cantava a música usando um terno… Amarelinho.


Táxi do Gugu

O formato, hoje, é bastante conhecido. Mas quando Gugu iniciou o quadro Táxi do Gugu, não era muito explorado. O apresentador se disfarçava (pintava o rosto, colocava um boné, usava óculos) e fingia ser um taxista em São Paulo. Depois, fazia pegadinhas com os seus “passageiros.”


Jogos de Tabuleiro

Na época em que conquistava a criançada, Gugu também lançou diversos jogos de tabuleiro. Um deles, simplesmente chamado Jogo do Gugu, desafiava o participante a responder perguntas e fazer desafios musicais. Outros, como o Táxi do Gugu , eram mais dinâmicos e infantis – este desafiava o jogador a colocar diversos bonecos de espuma dentro de um carro de plástico antes dele desmontar.


Gibi do Gugu

Durante os anos 1990, o apresentador também virou o personagem principal de um gibi – ou história em quadrinhos – da Editora Abril. Quase sempre de terno e gravata (a não ser quando fez uma imitação de Tarzan), o personagem vivia diversas aventuras dento e fora de estúdios de filmagens. Naquela época, eram bem comuns publicações do tipo – Xuxa, Angélica, Faustão, Ana Maria Braga e vários outros também tinham o próprio gibi.


Os Trapalhões

Em um crossover de sucesso da infância brasileira, Gugu também participou de Os Fantasmas Trapalhões, filme de 1987. Ao lado de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, Gugu viveu o delegado Augusto, responsável por ajudar o quarteto a encontrar dinheiro num castelo assombrado.


RBD

Embora Gugu tenha sido bem mais presente na infância dos anos 1990, uma geração um pouco mais nova lembra bastante da vez em que o apresentador recebeu o elenco de Rebeldes, novela que passava no SBT, durante uma edição de Programa do Guguem 2011.


Banheira do Gugu

Não tem jeito: no imaginário brasileiro, Banheira do Gugu é, provavelmente, um dos quadros mais lembrados. Nele, diversas pessoas se atracavam em uma banheira no palco tentando pegar sabonetes.  Desde a musiquinha (“uba, uba, uba, ê”) às escandalosas “escorregadas” que aconteciam, tudo era entretenimento puro.



Brasil, Destaques

Comentário(s)