Conquista: Prefeitura realiza evento em homenagem ao dia da Consciência Negra

A Praça Nove de Novembro, no Centro de Vitória da Conquista, é uma das mais importantes da cidade. Situada na área comercial, é também conhecida como ponto de concentração das baianas de acarajé – um dos elementos mais importantes da cultura do povo negro no Brasil.

Nesta quinta-feira (21), a praça foi o palco para uma amostra de cultura afro-brasileira feita em homenagem à comunidade negra conquistense. Roda de capoeira, Afoxé, Maculelê, além de pinturas e adereços tribais, foram oferecidos ao público que passava por um dos locais mais movimentados da cidade. Após as apresentações, a comunidade seguiu em cortejo até o Memorial Casa Régis Pacheco para uma roda de conversa.

Ligada ao Gabinete Civil da Prefeitura Municipal, a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial é a responsável pelas ações de integração da cultura negra nos espaços públicos. “A iniciativa, dessa vez, foi a de mostrar à população, num espaço central da cidade, a riqueza cultural do povo negro e a sua contribuição para a sociedade”, explica o coordenador, Roberto Silva.

Convidado e homenageado pelo dia da consciência negra este ano, o Mestre Cafuné, de 80 anos é discípulo do lendário Mestre Bimba e um dos maiores nomes vivos da capoeira do Brasil. Ele reitera a importância das manifestações e do fortalecimento da cultura através dessas ações. “A capoeira surgiu como resistência de um povo que lutou pela sua liberdade. Hoje, ela simboliza a paz e é uma das maiores expressões da cultura afro-brasileira”, afirma o Mestre.

Para o Mestre capoeirista, Antônio Santos Ferreira (Mestre Acordeon), no dia da consciência negra há um momento de rememorar a história do Brasil. “A consciência negra é um dia não para celebrar, mas para lembrar da luta de Zumbi dos Palmares e o que ela representa para o povo negro até os dias de hoje”, ressalta. O mestre faz menção ao 20 de novembro – dia da morte de Zumbi dos Palmares.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)