Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima celebra aniversário de Conquista com programação especial e gratuita

Para celebrar o aniversário de 179 anos de emancipação política de Vitória da Conquista, comemorado no dia 09 de novembro, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) prepararam uma agenda especial e gratuita com espetáculos, shows, oficinas e outras atividades. A programação acontece de 5 a 9 de novembro e inclui, além do espetáculo Lub Dub do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), a apresentação da peça “Conflitos Amorosos” baseada em crônicas de Luís Fernando Veríssimo, e abertura das exposições “Auto da Gamela” e “Glauber em Movimento”, dentre outras atividades.

Em parceria com o Museu Regional – Casa Henriqueta Prates e a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), a programação começa a partir da terça-feira, 5 de novembroàs 19h, com a mesa temática “Memória e Cinema em Vitória da Conquista” com a participação dos pesquisadores doutores Milene de Cássia Silveira Gusmão e Ruy Hermann Araújo Medeiros, que abordarão as relações entre memória, cinema, audiovisual e processos de formação cultural. A mesa temática terá ainda a presença de Edilno Ferreira Macedo, o Seu Ferreira, ex-gerente do Cine Madrigal, o último cinema de rua de Conquista fechado em  30 de julho de 2007, depois de 39 anos de atuação.

No dia 06 de novembro, às 19h, o Camillo de Jesus Lima recebe a Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores que concederá o Título de Cidadão Conquistense a 44 pessoas, uma honraria prestada pelo Legislativo e que tem a finalidade de reconhecer a relevância de quem escolheu a cidade para morar, estudartrabalhar e contribuir com o desenvolvimento e história do município.

Já no dia 07 de novembro, às 20h, acontecerá a reapresentação da peça Conflitos Amorosos”, cujo texto é baseado em crônicas de Luís Fernando Veríssimo e conta com adaptações e criações de Patrícia Chaves, Paulo Maurício e Thiago Prado. A reapresentação é uma homenagem à memória do ator e artista plástico Paulo Maurício Lopes Araújo, que faleceu no mês setembro.

Ainda no dia 07 será oficialmente aberta a exposição do artista plástico Sílvio Jessé em homenagem ao livro Auto da Gamela”, de autoria de Carlos Jeovah e Esechias Araújo Lima. O livro foi publicado em 1980 e, recentemente, ganhou sua segunda edição, revista ampliada e com ilustrações de Jessé.

A sexta-feira, dia 08 de novembro, será dedicada ao cinema. Primeiro, com a exibição do longa-metragem “Sertânia”, do diretor Geraldo Sarno. Com cenas rodadas nos municípios de Milagres, Brumado e Vitória da Conquista, o filme conta a história de Antão, um homem que nasceu em Canudos e que com o fim da guerra, ainda criança, é levado por um militar a São Paulo, junto com sua mãe. Ao final da exibição, o próprio diretor vai comentar o filme.

Também sexta-feira, o público vai ter acesso à exposição “Glauber em Movimento”. Composta por 16 totens, a exposição remonta a linha do tempo do cineasta Glauber Rocha, com informações e conteúdo fotográfico, arquivístico e audiovisual, destacando não somente a trajetória profissional de Glauber, mas também sua dimensão humana e pessoal. A exposição é uma pequena mostra do Acervo Glauber Rocha e a curadoria é de Paloma Rocha, filha do cineasta.

No sábado, dia 09 de novembro, às 19h30, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) apresentará o espetáculo Lub Dub. Ponto alto das comemorações, a coreografia contém uma performance vocal com músicas do candomblé e da capoeira e fala do corpo que pulsa, sente, se movimenta, protesta, luta e se comunica. Além disso, o BTCA ministrará um workshop de danças afro-brasileiras para artistas da região. O encontro acontecerá no dia 08 de novembro, das 18h às 21h. As inscrições gratuitas para as 30 vagas da turma podem ser feitas no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, entre os dias 04 e 07 de novembro, das 14h às 17h.

Finalmente, a programação encerra-se no domingo, dia 10 de novembro, às 16h, com o show “Cathalá Abraça Conquista Down”, em parceria com o Cathalá Instituto de Música e a Associação Conquista Down. O show contará com a apresentação de alunos do Cathalá, juntamente com as crianças da Associação Conquista Down e o objetivo é mostrar que uma pessoa com a síndrome deve ser protagonista de sua própria história.

Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima – Inaugurado oficialmente em março de 1987, o Centro de Cultura fica na cidade de Vitória da Conquista, terceira maior população do estado e terceira maior economia do interior da Bahia. No ano passado, o espaço foi completamente re-estruturado, com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão da Secult.

Espaços Culturais da SecultBA  A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

SERVIÇO

Cerimônia de entrega do “Título de Cidadão Conquistense”
Dia e Horário: 06 de novembro, às 19h30
Quanto: 
Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
Câmara Municipal de Vereadores/ Camillo de Jesus Lima

Espetáculo “Conflitos Amorosos”
Dia e Horário: 07 de novembro, às 20h
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
 Casa da Cultura/ Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima

Lançamento do livro e abertura da exposição “Auto da Gamela”
Dia e Horário: 07 de novembro, às 20h30
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
 Casa da Cultura/ Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima

Exposição “Glauber em Movimento”
Dia e Horário: 08 de novembro, abertura às 20h
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
 Casa da Cultura/Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima

Exibição do filme “Sertânia”, de Geraldo Sarno e Homenagem aos 80 anos de Glauber Rocha
Dia e Horário: 08 de novembro, às 20h
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
 Casa da Cultura/ Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima

Espetáculo “Lub Dub”, com Balé Teatro Castro Alves (BTCA)
Dia e Horário: 09 de novembro, às 20h
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
 BTCA/Casa da Cultura/ Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima

 

Show “Cathalá Abraça Conquista Down”
Dia e Horário:10 de novembro, às 16h30
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização: 
Cathalá/Casa da Cultura/Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)