Conquista: Palestra de Geraldo Rufino, ex-catador de latinhas, lota o Centro de Convenções Divaldo Franco; veja as fotos

De catador de latinhas a empresário bem sucedido do ramo da reciclagem, Geraldo Rufino foi o palestrante do IX Fórum de Negócios, evento realizado pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a TV Sudoeste. Em Vitória da Conquista, o evento aconteceu na noite de hoje (30) no Centro de Convenções Divaldo Franco, que ficou lotado.

O evento acontece anualmente em Guanambi, Jequié e Vitória da Conquista e sempre traz palestrantes conhecidos nacionalmente.

A primeira palestra foi em Jequipe, no dia 29. No dia 30 o fórum aconteceu em Vitória da Conquista e por último, no dia 31, em Guanambi.

A palestra tem o seguinte título – O Poder da determinação: como aproveitar oportunidades e cultivar a felicidade?

Geraldo Rufino

O mineiro Geraldo Rufino começou a trabalhar aos 11 anos de idade pegando latinhas em um aterro próximo da favela do Sapê, na zona oeste de São Paulo. Hoje ele é presidente da JR Diesel, maior empresa de reciclagem de caminhões do Brasil, que gera 150 empregos diretos e garante uma receita bruta anual de mais de R$ 50 milhões.

Ao Valor Econômico, Rufino contou a sua trajetória da infância simples na periferia até o sucesso no mundo dos negócios. “Arrumei um jeito de ganhar dinheiro aos 11 anos.  Pegava latinhas em um aterro instalado, onde morava com meu pai e irmãos”. Visionário, utilizou o dinheiro da venda na criação de um campo de futebol na comunidade. “Pedi autorização à Prefeitura para montar o campo em um terreno que havia no local.  Comprei traves, uniformes e passei a administrar a locação do espaço e dos uniformes”.

O empresário visionário via oportunidades de melhorar de vida e as colocavam em prática. “Construí uma frota de carrinhos de madeira, que alugava para outros meninos fazerem carreto nas feiras”.

Conseguiu um emprego de office boy no Playcenter com 14 anos e já havia comprado um Fusca. Juntou dinheiro e comprou uma Kombi e deu para seus irmãos fazerem carretos.

“Com o tempo, dei um caminhão para cada um. Por ironia do destino , eles se envolveram, simultaneamente, em um acidente.  Era hora de recomeçar e criei um novo negócio”. Foi aí que Geraldo, aproveitando as partes que sobraram dos caminhões, criou uma empresa para reciclar veículos desse tipo envolvidos em acidentes e comercializar suas peças. Que acabou quebrando porque os seus irmãos não souberam administrar o dinheiro, comprando sítios e gados, fazendo-o largar o trabalho no Playcenter para se dedicar a limpar seu nome.

Veja as fotos:



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)