Novidade em Conquista: Planetário recebe últimos ajustes para inauguração

A prefeita em exercício, Irma Lemos, acompanhada pelo secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, e outros membros do Governo Municipal, visitou nesta sexta-feira (18) o Planetário Professor Everardo Públio de Castro. O equipamento, localizado no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, recebe os últimos ajustes técnicos para a entrega.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o Planetário vai permitir a realização de atividades educativas de forma lúdica e interativa. “O que vimos foi um espetáculo de tecnologia para a comunidade de Vitória da Conquista. É um equipamento que vai interligar o homem ao século XXI, com todos os benefícios que a ciência traz”, enfatizou o secretário Esmeraldino.

Durante a visita, a comitiva assistiu, em caráter de teste, projeções fulldome, que criam um ambiente de realidade virtual. “O que vivenciei aqui hoje, nunca vivenciei na minha vida. E quando estava ali sentada vendo essas projeções, imaginei esse espaço cheio de crianças, principalmente, da zona rural, vendo essa riqueza de conhecimento”, salientou a prefeita.

A cúpula hemisférica, as cadeiras e o Digistar 5 – um dos equipamentos mais modernos que existem no mundo – já estão instalados.

Inclusive, quando a equipe formada por engenheiros ingleses montou a arcada dome screen em Conquista, eles haviam acabado de retornar do Japão, onde montaram o mesmo equipamento, contou o representante da empresa americana Evans & Sutherland Computer Corporation, Carlos Fini, responsável pela instalação. “Ou seja, lá foi instalada uma cúpula que tem exatamente a mesma qualidade dessa daqui”, reforçou.

Agora, a equipe trabalha nos ajustes necessários para a iluminação de LED e os sistemas de áudio e imagem. Além disso, os técnicos que vão trabalhar no Planetário estão recebendo o treinamento necessário para operar o sistema.



Conquista, Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)