WALDENOR RENOVA APOIO À FELISQUIÉ E EVENTOS LITERÁRIOS

O deputado federal Waldenor Pereira renovou o compromisso de manter o apoio à  Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié, assim como tem feito com os eventos literários anuais de Mucugê (Fligê), Caetité e Ibiassucê, destinando recursos através de emenda parlamentar.  “Nada melhor do que a literatura e a escrita para fazer frente a esses tempos de intolerância e censura no país, porque o livro nos liberta. Por isso, vamos manter o apoio do nosso mandato à essa que é uma das causas mais nobres, que é o estímulo à leitura”, declarou ao participar do lançamento da  IV Edição da da Fleisquié, no último dia 4.
O apoio renovado pelo parlamentar foi ressaltado pelo curador da Felisquié, o professor, jornalista e escritor Domingos Aílton: “O deputado Waldenor tem sido um parceiro fundamental para o crescimento e fortalecimento da festa literária”, agradeceu, destacando também a participação da professora Ester Figueiredo, curadora da Feira Literária de Mucugê, “engrandecendo o lançamento da nossa festa literária, trazendo palavra de intercâmbio e congraçamento entre a Felisquié e a Fligê”.
Para Ester Figueiredo, as feiras e festas literárias da Bahia cumprem papel importante de divulgação de obras baianas, do encontro do público com a arte literária, enquanto uma possibilidade de releitura dos contextos sociais do Brasil. “A literatura é uma das expressões artísticas mais singulares, porque outras linguagens aliam-se ao texto literário para produzir novas realidades. Assim, a Felisquié cumpre papel importante, integrando a Rede Colaborativa de Feiras e Festas Literárias”, disse a curadora da Fligê, no lançamento da Festa Literária de Jequié.

A IV Edição da Felisquié é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Cotoxó Comunicação e Consultoria, com parceria da Secretaria Estadual de Educação e  da UESB através da Pró-Reitoria de Extensão – Proex e dos projetos e programas Estação da Leitura e  Páginas Formando Leitores. Na programação em Jequié,  teve entre os participantes três mulheres de grande relevância no cenário cultural brasileiro: Ana Cecília Costa, Cristina Serra e Carollini Assis.
“O Sertão visita o Mar”
Com o sugestivo tema “O Sertão visita o Mar”, a programação da  IV Fleisquié vai parar em Salvador, com lançamento nesta terça-feira (15), às 18h. no Museu de Arte da Bahia em Salvador, Corredor da Vitória. O evento na capital terá a participação da atriz Ana Cecília Costa e a cineasta Carollini Assis. Elas vão compor à Mesa “Adaptações de Obras Literárias para os Palcos e para as Telas”.


Cultura, Destaques, Política, Sudoeste

Comentário(s)