Gestão Herzem: Maria Marques assume a Secom e é a única a ser secretária da pasta durante os governos de todos os prefeitos dos últimos 20 anos

Tem novidade na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Conquista: a professora aposentada Maria Marques assume nesta terça (01) o comando de uma das pastas que está entre as mais relevantes de qualquer administração. A solenidade aconteceu durante a tarde, no auditório da Rede de Atenção a Criança e Adolescente. O jornalista Mateus Novais, que estava a frente da Secom, será assessor especial do prefeito.

Marques conhece bem a cadeira: sentou nela quando o prefeito era Guilherme Menezes (PT) e durante o primeiro mandato de Zé Raimundo (PT). Ou seja: assim que assumir novamente a Comunicação, terá sido secretária de todos os prefeitos que governaram Conquista nos últimos 20 anos.
Maria Marques tem vasto currículo na área: é formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e doutora em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Começou sua carreira como repórter da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro e foi produtora, repórter, editora e Chefe de Reportagem da pela TV Bandeirantes, também no Rio de Janeiro.

Em Salvador atuou na TV Aratu, na TVE Bahia e na TV Bahia, além de ter sido assessora de Comunicação na Secretaria de Planejamento da capital baiana.
Como editora e repórter fez parte, na década de 1990, de campanhas memoráveis, como as que levaram ao poder Antônio Carlos Magalhães e Antônio Imbassahy, dentre outras.

Assumiu, também, a gerência de Comunicação do Instituto Nacional de Câncer e lá, além do trabalho desenvolvido do setor, criou, planejou, coordenou e executou a Campanha Nacional de Doação de Medula Óssea. O resultado foi extraordinário: o número de brasileiros doadores passou de meros oito mil para mais 100 mil em menos de um ano.

Aprovada em primeiro lugar no concurso para professora de Jornalismo da Uesb, mudou-se para Conquista e fez o marketing de TV na campanha de reeleição do ex-prefeito Guilherme Menezes. Depois, coordenou as três campanhas municipais de Herzem, com quem tem uma amizade de décadas. Maria também foi peça-chave do marketing político que levou Abel Rebouças a ser reeleito como reitor da Uesb. É reconhecida por seu espírito boêmio e carinhoso, mas também pelo gênio difícil e por um senso de justiça austero.

É difícil encontrar um profissional da Comunicação que, formado por Conquista, não tenha tido aulas com ela – dentro ou fora de sala. O editor deste blog, por exemplo, foi seu aluno. Os dois mais recentes secretários de Comunicação do governo Herzem – Mateus Novais e Diêgo Gomes – também. É de Mateus, inclusive, que ela recebe a Secretaria de Comunicação. Agora, cabe a ela usar sua larga experiência na área, e no cargo, para cuidar da imagem do atual governo.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)