Feira de Agricultura Familiar em Caculé reúne expositores e produtores de toda a região

A II FEAF – Feira de Agricultura Familiar da Serra Geral e Festival de Cultura Baiana reuniu mais de quatro mil agricultores familiares de toda a região em Caculé nestes sábado (31) e domingo (1º). Participantes da cidade e dos municípios de Ibiassucê, Caetité, Rio do Antônio, Guajeru, Licínio de Almeida, Mortugaba, Jacaraci, Presidente Jânio Quadros, Malhada de Pedra, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Riacho de Santana, Guanambi, Tremedal, Piripá, Lagoa Real e Brumadoque expuseram seus produtos, receberam contribuições tecnológicas e mudas e participaram de palestras na área de produção de orgânicos, gestão e contabilidade de cooperativas e melhoramento genético animal.

Os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) participaram da abertura do evento ao lado de outras autoridades locais e regionais, como o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, do presidente da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura familiar (Cootraf), Edgar Filho, do coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Estado da Bahia (Fetraf), Rosival Leite, do superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Ademilson da Rocha (Tiziu), da presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-BA), Regina Dantas, além de vereadores, prefeitos e ex-prefeitos da região.

A FEAF é uma realização da Cootraf, com o apoio do Governo do Estado e de outras instituições públicas e privadas e organizações da sociedade civil e este ano teve como tema “Convivendo com o Semiárido e Gerando Sustentabilidade”.

Durante a abertura oficial foram entregues 250 mil mudas de palma e 20 mil mudas frutíferas e essência florestais, além de equipamentos como um tanque Pipa, uma máquina forrageira, um microtrator e um kit de apicultura que beneficiará centenas de agricultores familiares da coordenação de agricultura familiar.

Por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foi assinado o convênio no valor de R$ 240 mil com a Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Autosustentavel da Agricultura Familiar (Comadac), que trabalha com derivados da mandioca.

Em sua terra-natal, o deputado Waldenor abraçou teve a oportunidade de se reencontrar com amigos de infância e abraçar familiares, além de reforçar a parceria que vem desenvolvendo no município, juntamente com o deputado Zé Raimundo, com lideranças locais como os vereadores Tubaína e Salvador Seabra, o ex-prefeito Dr. João Malheiros e o candidato a prefeito na última eleição, Pedrão.



Destaques, Política, Sudoeste

Comentário(s)