Da região: Homem é preso pela Polícia Federal acusado de integrar organização criminosa que atua no tráfico internacional de drogas

Natural do município de Guanambi, um homem foi preso nesta terça-feira (27), acusado de atuar na parte logística e financeira de um grupo criminoso, que foi desarticulado durante a operação Alba Vírus, que apreendeu mais de R$ 28 milhões em espécie, 10 carros de luxo, 26 caminhões e R$ 23 milhões em imóveis de alto padrão.

Segundo matéria publicada pelo G1, além do guanambiense, outras 11 pessoas foram presas e cinco permanecem foragidas, entre elas, o empresário do ramo portuário, Eduardo Oliveira Cardoso, de 43 anos. Ele é procurado pela Polícia Federal por suspeita de participar do envio de pelo menos seis toneladas de cocaína à Europa por carregamentos no Porto de Santos (SP) e outros complexos brasileiros.

Conforme informações extraoficiais, atualmente morando no estado paulista, o guanambiense  estava trabalhando como assessor parlamentar de um vereador em São Paulo, mas também atua no ramo de vendas de celulares pela internet.

O delegado Ciro Tadeu Moraes, chefe da PF em Santos, explicou que os criminosos identificados tinham “organização recente”. Segundo ele, toda a quantia apreendida na operação, assim como os bens, são decorrentes da venda do entorpecente a narcotraficantes europeus.

Alba Vírus

Duas pessoas foram presas na capital paulista, uma na Bahia e o restante em Santa Catarina. Em Itajaí (SC) foi para onde a quadrilha migrou na ocasião a prisão do ex-PM em Guarujá, justamente para tentar despistar as autoridades. Entretanto, os bens que acumularam e mantinham pelas cidades chamaram a atenção da Polícia Federal.

A Operação Alba Vírus, que significa veneno branco em latim, cumpriu 42 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Bahia, e 12 mandados de prisão temporária – 5 ordens de prisão permanecem em aberto. Todas as ordens foram autorizadas pela 5ª Vara Federal de Santos em julho.



Bahia, Brasil, Destaques, Polícia, Sudoeste

Comentário(s)